Para evoluir nos padrões internos de qualidade e segurança dos alimentos, em 2018 a área de Qualidade da Friboi ampliou em 19,7% a média mensal de análises realizadas em laboratórios próprios. No ano anterior, 52,9 mil amostras eram analisadas por mês, enquanto no consolidado de 2018 a média saltou para 63,3 mil.

O crescimento foi possível com investimentos de R$ 5 milhões nos últimos dois anos em reformas, qualificação de pessoal e construção e compra de equipamentos para os laboratórios da Companhia. Estrategicamente localizadas, essas unidades atendem as necessidades de 31 plantas da Friboi em seis estados do país: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e São Paulo.

“Além de realizarmos mais diagnósticos de amostras internamente, o que nos confere maior confiança e celeridade na obtenção dos resultados, elevamos em 33% o número de análises entregues dentro do prazo nos últimos quatro anos, alcançando o patamar de 96,2% de eficiência”, explica a diretora de Qualidade Friboi, Emilia Raucci.

A partir dos aportes realizados, os laboratórios passaram a contar com suporte de automação e tecnologia digital, ampliando as condições de análise de toda a produção por meio de diagnósticos de visibilidade preditiva,  na detecção de eventuais não-conformidades nos produtos. Quatro dessas unidades também passaram a contar com certificação da Norma Abnt Nbriso/IEC 17025. Hoje, são feitas internamente análises microbiológicas, físico-químicas e de resíduos químicos para atender às rotinas da operação, assim como as exigências de clientes e governo (autocontroles).

Os laboratórios da Friboi estão localizados nas seguintes cidades: Andradina (SP), Araputanga (MT), Barra do Garças (MT), Barretos (SP), Campo Grande (MS),  Goiânia (GO), Lins (SP), e Vilhena (RO). No primeiro trimestre deste ano, será inaugurada a unidade de Redenção (PA), que terá a capacidade de realizar 3.500 diagnósticos por dia, atendendo a planta do próprio município, além das de Marabá (PA), Santana do Araguaia (PA), Tucumã (PA) e Araguaína (TO).

Fonte: JBS