Segundo informação dada pelo governador Blairo Maggi, que lidera a comitiva de Mato Grosso, formada por secretários de Estado e empresários, em viagem à China, desde a semana passada, o frigorífico de suínos Excelência, de Nova Mutum/MT, fechou os primeiros contratos com o governo chinês para exportação da carne mato-grossense, assim como o Marfrig, de Tangará da Serra, que possui sete unidades de abate em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e em São Paulo e, o Frigomarca, em Pedra Preta, na região Sul. Blairo Maggi falou à Rádio da Secretaria Estado de Comunicação (Secom) às 6h da manhã de quinta-feira (27) horário local.
Na entrevista, o governador assegurou que os objetivos da viagem estão sendo cumpridos. “O Estado é um promotor de negócios e tem participado de palestras e de rodadas de negócios”, disse Maggi, que, pela manhã, foi um dos palestrantes num seminário promovido pela BM&F, ao lado dos governadores Geraldo Alckmin (SP) e José Orcírio de Moraes (MS). De acordo com Maggi, o estado de Mato Grosso é bastante conhecido na China e o destaque é o agronegócio.
“Estamos plantando agora para colher nos próximos anos”, disse Maggi, que chamou a atenção para uma das peculiaridades do povo chinês. “No início eles são desconfiados em relação ao brasileiro. E isso acontece também do brasileiro para o chinês. Isso se deve as diferenças culturais e envolve também os tradutores”, revelou o governador. “Temos ainda muito trabalho pela frente para atingir o mercado da China. Mas já foram fechados vários negócios nos segmentos de carne suína e de frango, além de contratos para a venda de madeira. Estes negócios, no início, são pequenos, mas poderão se transformar em grandes negócios, não só para os empresários de Mato Grosso, mas também para os cerca de 500 empresários que vieram na comitiva do presidente Lula”, disse o governador.
Na sexta-feira (28), o governador Blairo Maggi e os empresários do Estado entre eles, o presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Mato Grosso (Acrismat), Raulino Teixeira Machado, visitam na província de Zhengzhou, esmagadora de soja e frigoríficos.
No estado, três frigoríficos estão credenciados para exportar carne suína:
-Frigorífico Intercoop/Excelência – Nova Mutum/MT: abate 1.350 suínos/dia e produz carcaça, cortes e industrializados. Em fevereiro e março de 2004, o Excelência exportou 300 toneladas de carne suína e, para o segundo semestre de 2004 a projeção de comercialização é de 500 a 700 toneladas.
-Frigorífico Rajá – Rondonópolis/MT: abate 600 suínos/dia e produz carcaça, cortes e industrializados. Capacidade de abate de 1.000 suínos/dia. Exportação 2003: 2 mil toneladas, sendo que a disponibilidade para exportação em 2004 é de 10 mil toneladas.
-Rondofrigo, também em Rondonópolis/MT instalado recentemente, ainda não está operando no mercado internacional.

Fonte: Assessoria de Imprensa Acrismat