Segundo meteorologista, geadas são esperadas com intensidade entre fraca e moderada na próxima madrugada

Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a massa de origem polar começou a perder força nas últimas horas e o frio mais extremo já passou pelas principais áreas produtoras do país. Ainda assim, segundo Naiane Araújo, mantém-se para próxima madrugada a previsão de geada com intensidade entre fraca e demorada em diversos pontos do Centro-Sul do Brasil.

Nesta madrugada os termômetros mais uma vez registraram temperaturas abaixo de 0ºC. Essa foi a terceira madrugada seguida de frio mais intenso no país. De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet na região Sul a temperatura mais baixa foi registrada em General Carneiro/PR, com -2ºC. Também chama atenção as mínimas registrados no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Em Rio Brilhante/MS a mínima foi de -1.4ºC, em Maria da Fé/MG foi de -4.2ºC e no Distrito Federal foi registrada a menor temperatura do ano, com 4.9ºC.

A meteorologista explica que para a próxima madrugada há previsão de geada em todas as áreas do Sul do Brasil, com destaque para as regiões serranas entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no sul do Paraná onde a intensidade pode ser moderada.

“A diferença é que nos últimos dias as geadas registradas tiveram intensidade entre moderada e forte, agora nós temos a previsão entre fraca e moderada. O pior já passou, mas ainda assim o amanhecer continua mais gelado em boa parte do país”, afirma a especialista.

Também continuam previstas as geadas para parte do Centro-Oeste e Sudeste. Nessas áreas, Naiane afirma que o risco é de geada fraca no Mato Grosso do Sul, São Paulo e no sul de Minas Gerais. A tendência é que a partir de agora ocorra uma elevação das temperaturas de forma gradativa em todo o país.

O modelo de previsão de temperatura do Inmet indica mínimas entre 4 e 6 graus nos três estados da região Sul do Brasil nas próximas horas. As mesmas condições são esperadas no Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais, sul de Goiás e sul do Mato Grosso.

Naiane alerta ainda que com a massa de ar frio e seca em atuação, a umidade relativa do ar podem atingir níveis abaixo de 20%, que aumentam o risco de incêndio em toda área. As condições de chuva seguem restritas ao extremo norte do Brasil.

Fonte: Notícias Agrícolas