De acordo com estudos da Bloomberg New Energy Finance, a busca por energia fotovoltaica é global e deve receber um aumento de 17 vezes na capacidade instalada até 2040.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), atualmente o Brasil conta com mais de 37 mil sistemas instalados, atingindo a marca de 350 megawatts de potência instalada. “É um mercado que cresce a cada ano, principalmente, em virtude das disparadas de tarifas de energia nos últimos anos e às novas tecnologias de inversão de energia solar”, comenta o gerente da Unidade de Negócios de Energia Fotovoltaica da Fronius, Alexandre Borin.

O Brasil apresenta um grande potencial e conforme a ANEEL, até 2024, cerca de 1,2 milhão de geradores de energia solar deverão ser instalados em casas e empresas no país, representando 15% da matriz energética brasileira e até o ano 2030 o mercado de energia fotovoltaica deverá movimentar cerca de R$ 100 bilhões.

No país, são mais de 50,7 milhões de residências que podem ser cobertas por placas fotovoltaicas de acordo com estudos de energia da estatal Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A Fronius é uma das líderes entre as fabricantes de inversores solares. “Estamos ampliando nossa atuação em todo o Brasil e investindo fortemente em novos produtos para atender a demanda de mercado”, ressalta Alexandre.

Segundo o executivo, há várias linhas de financiamentos para energia solar no Brasil destinadas às pessoas físicas e jurídicas, o que proporciona grandes oportunidades de obterem o sistema fotovoltaico. “O mercado continua em expansão com um ritmo de crescimento exponencial; novos perfis de clientes residenciais almejam os benefícios da própria instalação solar; grandes grupos de consumidores comerciais estão analisando seriamente a adesão e a indústria e o agronegócio aumentaram seu interesse em energia limpa e sustentável”, comenta.

No Brasil, de acordo com as pesquisas da Greener, Minas Gerais é o estado com maior número de sistemas conectados à rede, com 6.519 conexões. São Paulo ocupa a segunda posição com 6.245 e Rio Grande do Sul, com 3.998. A marca com maior capilaridade em inversores fotovoltaicos, com 70,16%, é a Fronius. “É um orgulho para nossa empresa ter esta atuação. Isto demonstra que os consumidores confiam em nosso produto. Somos uma empresa de alta tecnologia, além de oferecermos suporte técnico e solidez no mercado em que atuamos”, ressalta Alexandre.

Segundo a pesquisa, o que motiva os consumidores a optarem pela energia fotovoltaica é a economia de energia, investimento e em terceiro lugar, sustentabilidade.

Sobre a Fronius

A Fronius está localizada em São Bernardo do Campo (SP), próximo à rodovia dos Imigrantes e ao rodoanel, garantindo agilidade em seu atendimento aos clientes nos serviços de suporte técnico local, peças de reposição e treinamentos.  Com mais de 20 anos no Brasil, a Fronius é composta de três unidades de negócios que estão de vento em popa: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição e por uma equipe de 70 profissionais extremamente competentes para atender em todo o país, através de mais de 30 representantes e filiais em todo território nacional.

Fonte: Assessoria de Imprensa