Teve início nesta quinta-feira (19/04), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, o primeiro módulo do Programa de Formação de Agentes. Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR), o evento tem a participação de 69 funcionários de 24 cooperativas paranaenses dos ramos agropecuário, crédito, saúde e trabalho. As atividades prosseguirão na sexta-feira (20/04), em Prudentópolis. Neste ano, serão realizados quatro módulos do Programa.

Segundo Ketlyn Zipperer Mali, analista de Desenvolvimento Humano da Gerência de Desenvolvimento Cooperativo (Gecoop), os participantes do módulo desempenham, em suas cooperativas, funções como agentes de cooperativismo (atuam na promoção social e no relacionamento com os cooperados), desenvolvimento humano (que se encarregam dos treinamentos) e de Autogestão (voltados para a difusão de informações econômicas e financeiras), portanto, são ligados diretamente às ações do Sescoop/PR.

Estratégico

A analista disse ainda que, por isso, o Sescoop/PR entende que os agentes são “estratégicos dentro das cooperativas”, tanto para a difusão ao público interno e externo dos preceitos do cooperativismo, na capacitação dos cooperados e funcionários, entre outras atribuições. Neste sentido, o Programa de Formação de Agentes foi criado dentro do Comitê de Autogestão do PRC 100, o planejamento estratégico das cooperativas.

Após a abertura oficial do módulo, foi detalhada a atuação do Sistema Ocepar aos participantes, com a apresentação de funções e atividades de cada setor das três casas – Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar); Federação e Organização das Cooperativas do Paraná (Fecoopar) e Sescoop/PR. Também houve a apresentação do “Programa de Formação de Agentes”.

Fonte e foto: Sistema Ocepar