A Fundação Cargill selecionou via Edital 2019 pelo terceiro ano o Verde Vida Programa Oficina Educativa para o projeto Bioma Verde Vida. Neste ano, a instituição baseada em Chapecó (SC) receberá apoio técnico e financeiro para ampliar a atual horta urbana e introduzir a oficina de educação ambiental, além de ampliar a oferta de verduras a ser entregue semanalmente e o atendimento para mais 20 adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Com o aporte de edital passado, a instituição construiu uma horta urbana para atender a comunidade do entorno. “Como não utilizamos agrotóxicos na produção das verduras, muitas pessoas do centro da cidade e de outros bairros se deslocam até o local para buscá-las. A população tem acesso aos canteiros e podem até escolher o que querem levar. Falta escala de produção, problema que será resolvido com a duplicação apoiada pela Fundação Cargill em 2019”, explica Odair Balen, coordenador da área social do Verde Vida Programa Oficina Educativa.

Outro projeto selecionado pela Fundação Cargill em edital anterior foi o Alimentos e Convicções, cuja proposta é sensibilizar a comunidade para a mudança de hábitos alimentares saudáveis e promover a capacitação sobre aproveitamento integral dos alimentos a fim de reduzir o desperdício. A iniciativa também propõe a qualificação de jovens para a inserção no mercado de trabalho na área da alimentação. “O curso me auxiliou em todos os sentidos, mas principalmente no relacionamento. Eu era uma pessoa muito tímida e no curso me tornei uma pessoa mais sociável. Fiz amizades, fiquei mais confiante em mim mesma. Percebi que trabalhar de forma organizada, usando as medidas certas, com apoio dos outros, ter paciência, é muito importante para alcançar aquilo que se quer. Melhorou minha comunicação com os outros e tornei-me menos tímida”, resume Laura Leticia Vieira, de 15 anos, que participou da capacitação nos cursos de panificação e confeitaria.

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento de projetos realizados por organizações da sociedade civil ou pessoas jurídicas com negócios de impacto social que estejam num raio de até 150 quilômetros do entorno das unidades e escritórios da Cargill, a Fundação Cargill selecionou 13 projetos de 8 estados brasileiros utilizando como critério o alinhamento e coerência com o propósito da instituição; a consistência, o impacto e a relevância do projeto proposto; assim como sua perenidade e a possibilidade de ser replicado em outros locais.

“Nossa equipe busca projetos que promovam a alimentação saudável, segura, sustentável e acessível do campo ao consumidor e seleciona os que combatem a perda e desperdício de alimentos e que fortalecem o empreendedorismo na cadeia da alimentação e/ou soluções e pesquisas no setor”, ressalta Yuri Feres, diretor-presidente da Fundação Cargill. Mais informações sobre o Edital 2019 e as 13 iniciativas selecionadas estão disponíveis na página oficial da Fundação Cargill.

A Fundação Cargill em Chapecó

O Programa Viver Ações Sociais, de Chapecó (SC), foi uma das nove instituições selecionadas pelo Edital 2018 da Fundação Cargill. Por meio do projeto Pão para Viver, os cursos de massas, panificação e confeitaria, ministrados em parceria com o Sebrae e Senac, atende a demanda crescente por profissionais de panificação na região e fomentará o empreendedorismo da comunidade. O projeto recebe apoio da Fundação Cargill para equipar uma cozinha experimental que servirá para qualificar 240 profissionais que vivem em vulnerabilidade social.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa