Um dos projetos apoiados pela Fundação Cargill, o Bota na Mesa, realizado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces), em parceria com o Citi e patrocinado pela Citi Foundation, reunirá atores relevantes da cadeia de alimentos para construir diretrizes públicas e empresariais para a inclusão da agricultura familiar. No dia 8 de agosto, em evento em São Paulo, 14 casos de inovação neste segmento serão apresentados para representantes de cooperativas, redes varejistas, setor público e pesquisadores.

As iniciativas selecionadas também serão narradas em uma publicação do projeto Bota Na Mesa. Para selecionar os casos, pesquisadores do FGVces levaram em consideração o grau de inovação, a conexão com os seguintes temas: relações de consumo, juventude na agricultura e infraestrutura e tecnologia; além da contribuição para a inclusão da agricultura e o potencial de escala e replicabilidade.

Serviço:

Data: 8 de agosto
Horário: das 8h30 às 12h
Local: Sala FGV 9 de Julho – Av. 9 de Julho, 2029

Conheça as 14 iniciativas selecionadas:

1. AGRICULTURA FAMILIAR E INDÍGENA NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Realizado pelo Imaflora em Oriximiná (PA), o projeto visa o apoio ao acesso de agricultores quilombolas e indígenas ao PNAE e consolidação de sua participação como forma de geração de renda por meio da agricultura familiar praticada por esses povos.

2. BATATA DA SALVAÇÃO

Sistema econômico de irrigação por capilaridade para utilização na produção de plantas frutíferas e hortaliças no Semiárido baiano. É organizado pela Fundação de Apoio à Agricultura Familiar no Semiárido da Bahia (FATRES).

3. ECOLUME

Projeto de pesquisa e desenvolvimento do Instituo Agronômico do Pernambuco (IPA) que integra métodos sinérgicos de segurança hídrica, energética e alimentar no convívio com o bioma da Caatinga, em Ibimirim (PE), frente aos desafios impostos pelos efeitos das mudanças climáticas globais.

4. FRUTA IMPERFEITA

Startup de São Paulo (SP) que visa combater o desperdício de alimentos e a desigualdade no campo por meio da conscientização dos consumidores a respeito das frutas e legumes que não são comercializadas por estarem fora do padrão estético exigido pelas redes varejistas.

5. INCLUSÃO DO MILHO GUARANI NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Inclusão do milho Guarani por meio da revitalização das sementes específicas para plantio, fixação à terra, colheita cerimonial e aquisição para preparações da alimentação escolar indígena. É realizado pela Prefeitura Municipal de Itanhaém (SP).

6. NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR – NITA

Articulação de ações para o desenvolvimento, oferta e adoção de tecnologias sustentáveis voltadas à melhoria da competitividade das atividades da agricultura familiar. É realizado em no estado de Santa Catarina.

7. PROGRAMA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO DO PESCADO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO TOCANTINS

Com este projeto, a Embrapa Tocantins visa a articulação de competências para promover a inserção do pescado da agricultura familiar nas políticas públicas de apoio à comercialização no estado, baseando-se em organização produtiva, inovação tecnológica, segurança alimentar e promoção de políticas públicas.

8. PROGRAMA APRENDIZ COOPERATIVO DO CAMPO

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Sul (SESCOOP/RS) via a formação técnico-profissional para jovens de 14 a 24 anos para profissionalizar a gestão de pequenas e médias propriedades rurais, promover o empreendedorismo e proporcionar às cooperativas agropecuárias o incremento do quadro social.

9. PROJETO ASSENTAMENTOS SUSTENTÁVEIS NA AMAZÔNIA

Transformação da base produtiva dos assentamentos de reforma agrária da Amazônia, aumentando a rentabilidade das áreas já abertas e desta maneira contribuindo para a redução do desmatamento na região. É realizado no estado do Pará pelo Instituto Amazônico de Pesquisa Ambiental (IPAM).

10. PROJETO ORA-PRO-NÓBIS

A Proteios, do Paraná, atua no desenvolvimento da cadeia produtiva do ora-pro-nóbis, gerando renda para os agricultores familiares e fornecendo para o consumidor uma alternativa de produto rico em proteínas, fibras, vitaminas e minerais.

11. QUINTAIS AGROFLORESTAIS

Em São Félix do Xingu (PA), a Associação das mulheres produtoras de polpas de frutas (AMPPF) pretende ampliar as estratégias de acesso a mercados para cadeia de valor de polpas de frutas, a fim de fortalecer o protagonismo das mulheres e consolidar os sistemas agroflorestais.

12. REDE DE AGROECOLOGIA POVOS DA MATA

Espaço articulado e estruturado de interação entre a agricultura familiar e consumidores, intermediado pela Associação Povos da Mata de Certificação Participativa. É o primeiro Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (OPAC) do estado da Bahia que atua na certificação orgânica participativa dos produtos agrícolas e seus derivados.

13. VACA MÓVEL

O Instituto Biosistêmico trabalha com carro equipado com laboratório voltado à análise do leite com o objetivo de melhorar a qualidade do leite e as condições higiênico-sanitárias relacionadas à produção, por meio de ajustes de manejo e da introdução de técnicas de controle e monitoramento do leite.

14. SUMÁ

Solução online de Balneário Camboriú (SC) que conecta agricultores familiares a compradores de alimentos.

Sobre o Bota na Mesa

Realizado pelo FGVces em parceria com o Citi e patrocinado pela Citi Foundation e Fundação Cargill, o projeto Bota na Mesa é uma iniciativa que busca incluir a agricultura familiar na cadeia de alimentos em grandes centros urbanos, considerando o comércio justo, a conservação ambiental e a segurança alimentar e nutricional. Com o projeto, o FGVces espera contribuir para que haja mais transparência nos relacionamentos e para que o papel social e ambiental do pequeno produtor esteja refletido em uma cadeia de alimentos mais justa e inclusiva.

Nos seus dois primeiros anos (2015 a 2017), o projeto Bota na Mesa trabalhou em campo com um grupo de nove cooperativas e associações de produtores de frutas, legumes e verduras, construindo e implementando com cada uma delas planos de ação para acessar novos canais de comercialização. Em seu terceiro ciclo de trabalho, o projeto muda sua atuação para levar as experiências acumuladas com os agricultores e sua busca por acesso a mercado para um grupo ampliado de atores da cadeia de alimentos. Em 2018, o objetivo do Bota na Mesa é construir e disseminar diretrizes públicas e empresariais para a inclusão da agricultura familiar, a partir de três temas prioritários: (1) relações de consumo; (2) juventude na agricultura; (3) infraestrutura e tecnologia.

 

Fonte: Cargill