O Prêmio Alimentação em Foco da Fundação Cargill escolheu os grandes vencedores da terceira edição. Entre os dias 18 e 20 de julho, durante o Evento Nacional Enactus Brasil 2018, os jurados da instituição assistiram à apresentação de resultados dos 15 times selecionados e decidiram premiar os projetos da Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú e Universidade Federal de Alagoas com primeiro e segundo lugar, respectivamente. Os times dessas instituições receberão R$ 7 mil e R$ 5 mil, de acordo com a colocação, para darem continuidade às iniciativas.

“Ao longo do ano, a equipe da Fundação Cargill e funcionários voluntários acompanharam os projetos selecionados e todos apresentaram excelentes resultados, mas este dois comprovaram inovação e transformação nas comunidades em que atuam. As inciativas englobam agricultura familiar, combate ao desperdício de alimentos e a educação alimentar. Essas áreas de atuação estão alinhadas ao propósito da Fundação Cargill”, resume Solange Ferreira, diretora financeira Cargill e da Fundação Cargill.

Durante o evento, a Fundação Cargill foi nomeada como a empresa que representou a paixão pelo programa ao longo do ciclo 2017-2018. “Segundo a organização, paixão é o sentimento essencial para desenvolver um trabalho de valor e entregar resultados que possibilitam a mudança. Esse sentimento definitivamente está em tudo que fazemos em prol da alimentação saudável, segura, sustentável e acessível. Somente com o Prêmio Alimentação em Foco, já beneficiamos 6.500 pessoas”, afirma Yuri Feres, Presidente da Fundação Cargill no Brasil.

SerTão Sustentável – Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA Sobral)

O projeto SerTão Sustentável tem como objetivo promover ações delineadas nas boas práticas de produção de alimentos, uso correto e seguro de defensivos agrícolas, manejo correto do solo, consumo alimentar consciente, empreendedorismo social, empoderamento comunitário, inclusão social, desenvolvimento econômico, desenvolvimento tecnológico, preservação ambiental e atividades de lazer. O time responsável realizou proporcionou doze cursos de capacitação e implantou na comunidade um sistema econômico de acondicionamento de lixo que comporta mais de uma tonelada, o que diminuiu drasticamente os resíduos acumulado nas ruas. Outra criação foi a “Bodega Sustentável”, uma barraca itinerante que comercializa produtos confeccionados a partir dos alimentos que antes seriam desperdiçados. Estes artigos agora são vendidos em feiras de agroecologia, formando uma rede de clientes em Sobral e região. Outra ação foi o desenvolvimento de uma tecnologia que dispensa o uso de eletricidade na irrigação por meio de energia solar; e a cooperativa “Polpas União”, que une as associações da região em uma mini fábrica de polpas.

AMITIS – Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

O foco do time da UFAL foi a implantação de hortas hidropônicas inteligentes no cenário urbano de Alagoas, desenvolvidas em três vertentes: hortas comunitárias, escolares e módulos domiciliares. Buscando a sustentabilidade em todas as etapas do projeto, o Amitis promove a melhoria nutricional de comunidades e novas oportunidades de geração de renda. Para o projeto, foi usado o sistema desenvolvido pelo Eng. Mário Calheiros, composto por uma base suspensa de pallets em que garrafas PET viram canaletas para o cultivo. A técnica permite uma redução em consumo de água de até 90% e implantação em comunidades vulneráveis com áreas degradadas e solos inférteis.

Sobre a Fundação Cargill

Há 45 anos, a Fundação Cargill tem sido um agente transformador nas comunidades e causas em que atua. Seu foco de atuação está voltado à promoção da alimentação saudável, segura, sustentável e acessível, com iniciativas que vão desde o campo até o consumidor final. Em 2017, a Fundação Cargill desenvolveu e apoiou 45 projetos em 61 municípios, além de fomentar o trabalho de 51 comitês de voluntariado corporativo. Com a ajuda de 852 voluntários, a instituição beneficiou 51.554 pessoas.

 

Fonte: Cargill