O geneticista Daniel Godbout – International R&D Technical Diretor da Genetiporc apresentou em detalhes as vantagens competitivas da Fertilis 25, nova matriz comercial da Genetiporc que promete excepcional tamanho de leitegada e produção leite. “Esta nova fêmea apresenta melhora de GPD, melhor conversão alimentar e porcentagem de carne magra na carcaça, em resumo a Fetilis 25 oferece um melhor resultado  para o produtor e indústria, com resultados no campo e na indústria” resume Godbout.

Antes de entrar em detalhes  técnicos sobre a inovação desenvolvida pela Gebetiporc Mario Lapierre – Vice Presidente da Genetiporc apresentou  a estrutura do Grupo Breton, uma integração vertical que conta com Granjas Comerciais  de 17.000 matrizes próprias; Divisão Indústria, localizada na cidade de Rivière-du-Loup – Qc, Canada que tem como foco nichos de mercado como Suíno Natural, ABF, Carne Suína Orgânica especialidades e abate 22.000 cabeças por semana.  Lapierre citou ainda a importância da Breton Foods Canada , fundada em 1944, que foi o primeiro negócio da família Breton e produz 240.000 tons / ano – em 3 plantas, o equivalente a  400.000 toneladas  de ração por ano.

Sobre a nova fêmea comercial da Genetiporc, a Fertilis 25,  o geneticista Daniel Godbout alertou para características fundamentais obtidas com a Fertilis 25, entre elas o melhoramento da Habilidade Materna com registros acima de 15 nascidos totais, capacidade de desmame acima de 12,5 leitões, excelente peso de desmame e capacidade de desmamar 32 ou mais leitões / fêmea / ano.

Godboud apresentou uma completa avaliação da Habilidade Materna da Linha Fêmea, estudo realizado com as raças Landrace e Large White. “Entre as características avaliadas foram observados : ordem de parto; peso individual e de leitegada, nas primeiras 24 horas, incluindo o peso individual dos natimortos; peso individual e de leitegada ao desmame; duração do parto; tetos funcionais da fêmea; tamanho leitegada após transferência leitões  e  número de desmamados,  somado à mortalidade” elencou o geneticista.

Entre os desafios   Godboud cita os investimentos no melhorando o desempenho reprodutivo, para isso estão sendo realizadas pesquisas nas áreas de melhoramento das dietas de lactação ” Estamos realizando testes de diferentes programas de arraçoamento para traçarmos estratégias para melhora do peso ao desmame através da coleta de dados individuais na granja núcleo. Queremos chegar ao equilíbrio entre tamanho da leitegada , qualidade de leitão, qualidade de tetos e habilidade materna integrados com o nosso programa genético. Com isso estaremos melhorando o número de desmamados e chegaremos ao animal Nº1 , aquele que atende as exigências do mercado” finaliza.

Realidade da suinocultura do Canadá

Goudbout, sobre a realidade canadense,  citou o aumento do custo de alimentação em 10 dólares / suíno no Canadá em relação aos EUA, por exemplo e dos desafios que a suinocultura canadense enfrenta como o espaço por suíno produzido mais caro no Canadá vs. US que é de 50$ vs. 35-40$. Além disso o especialista  juntou o impacto dos custos com meio ambiente mais caros , variando de 3-5$ / suíno e custos comerciais mais altos  de cerca de 1$/pig, além da proibição da utilização de certos produtos como sulfonamidas.

Como solução para driblar esses desafios Godboud apontou argumentos para concorrer em longo prazo, como a busca pela eficiência em todas as etapas “Inciando com a redução do custo de produção desde a diminuição dos custos de alimentação  atraves da melhoria genotípica, tempo de alojamento, com melhoria nos contratos de parceria e aumento da produtividade visando  melhoria no número e peso da leitegada desmamada. O resultado é um  aumentar no valor da carcaça, aumento percentual de carne magra  com esses novos genótipos e manutenção da qualidade da carne”, elencou. O encontro está sendo realizado no Hotel Palace Royal  em Quebec – Canadá.

Programa completo

Na sequência no painel  Espaço Boehringer o Sr. Michel Morin, do Centre de développement du porc du Québec inc.  vai apresentar a palestra “Custos de produção em Quebec e Américas”, com um completo estudo sobre as diferenças de custo de produção e fatores que influenciam. No Espaço Jyga Technologies será apresentada uma tecnologia que auxilia os produtores na gestão da granja e da produção e um produto Gestal, uma solução da Jyga Technologies para melhorar o manejo alimentar das fêmeas.

No Espaço  Vetanco os brasileiros assistirão a apresentação Institucional e a palestra “Atitudes de um líder empreendedor” , com Sr. Javier Kuttel – Diretor Vetanco. Os produtores, empresários e técnicos brasileiros conhecerão ainda no Espaço Ro-Main  a apresentação produtos e tecnologias inovadoras para melhorar a produtividade na granja. Na sequência da programação no Espaço Migplus serão apresentadas as tecnologias utilizadas pela Migplus e Certificações  que diferenciam o produto final pelo cumprimento de exigências e segurança do processo de produção da nutrição, com o Sr. Flauri Migliavacca –  Diretor Migplus.

A programação encerra com uma apresentação do  Case Du Breton – Novos Nichos de Mercado para a Carne Suína com Sr. Vincent Breton – Diretor Frigorífico Du Breton. O grupo , além das visitas técnicas e palestras ainda vai visitar Toronto e Cataratas do Niagara.

Know How em genética

A Genetiporc é uma empresa que já nasceu dentro de um conceito de saúde animal desenvolvida para minimizar os custos de produção baseados na biosseguridade. Criada em resposta à demanda de produtores a Genetiporc está focada em ser uma empresa de genética de suínos que atenda as necessidades e que possa oferecer soluções aos seus clientes.

Hoje a Genetiporc estende as suas atividades no Canadá, Estados Unidos, México, Brasil, Ásia e Oeste Europeu. E foi justamente o status superior de saúde da rede mundial da Genetiporc que conferiu a certificação de ser a única empresa genética de suínos que constantemente mantém uma rede livre de PRRS & Micoplasma.

 

Eliana Panty
Assessoria de Comunicação e Eventos