A seleção genômica visa melhorar traços econômicos nos rebanhos animais, utilizando informações de marcadores moleculares, fenótipos e pedigree, noticiou o The Pig Site.

O método permite estimar os valores de seleção dos candidatos de forma mais precisa e muito mais cedo por fatores que são difíceis de medir como carcaça e características de saúde. Devido a isso, é considerada como uma mudança de paradigma na criação de animais e está sendo adotado pela maioria das indústrias pecuárias em todo o mundo.

Existem vários componentes no esquema de reprodução animal que podem ser impactados pela incorporação de informações genômicas. Esses componentes interagem uns com os outros e, portanto, precisam ser otimizados para maximizar a resposta genética no longo prazo.

A genômica atua, por exemplo, na validação de pedigree. Erros de pedigree podem reduzir a taxa de ganho genético. A informação genômica pode ser usada para confirmar e corrigir o pedigree, e maximizar o ganho genético de longo prazo.

Leia a notícia completa (em inglês)

Tradução livre suino.com