Quatro das maiores indústrias de alimentos dos Estados Unidos firmaram uma aliança visando promover políticas alimentares sustentáveis. Trata-se de uma nova organização focada no progresso das políticas públicas que moldam o que as pessoas comem e como isso afeta a saúde humana, as comunidades e o planeta. As empresas fundadoras incluem a Danone North America, a Mars Inc., a Nestlé USA e a Unilever United States. A informação foi divulgada nesta semana pelo site Feed Stuffs.

A aliança surge logo após as quatro indústrias, além de outras sete grandes empresas, retirarem seus membros da GMA (associação que reúne fabricantes e supermercados) em 2017, devido a divergências de conceitos.

Nos últimos anos, as quatro indústrias fundadoras da nova aliança já promoveram amplas mudanças em seus portfólios. Os avanços coletivos abrangem questões como redução de sódio, marketing responsável e transparência visando minimizar o impacto no planeta, reduzindo, inclusive, as emissões de gases do efeito estufa.

Em comunicado conjunto, Mariano Lozano, diretor executivo da Danone North America; Tracey Massey, presidente da Mars Wrigley Confectionery Americas; Steve Presley, chairman e CEO da Nestlé USA, e Amanda Sourry, presidente da Unilever North America, disseram que a  Sustainable Food Policy Alliance foi fundada com base no princípio de que as empresas de alimentos podem e devem fazer mais para liderar e impulsionar ações políticas positivas. “Com tantos desafios urgentes no horizonte da política alimentar, chegou a hora de ajudar e orientar as políticas de alimentos dos Estados Unidos para a sustentabilidade a longo prazo”, afirmaram em comunicado.

Nos Estados Unidos, a Sustainable Food Policy Alliance priorizará a defesa de políticas públicas em cinco áreas principais: transparência ao consumidor, meio ambiente, segurança alimentar, nutrição, pessoas e comunidades. Inicialmente, duas importantes áreas nas quais a aliança pretende se engajar incluem a rotulagem nutricional e as emissões de carbono.

A aliança apoia ainda uma atualização abrangente da definição de termos importantes como “saudável”, incluindo regulamentações baseadas em ciência para a utilização destes termos em  embalagens e no marketing.

Equipe Suino.com

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