A ADAPI continua mantendo vigilância na região de Lagoa do São Francisco para identificação de possíveis vínculos ou casos suspeitos.

O Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuário do Piauí (ADAPI), eliminou um foco de peste suína numa pequena propriedade localizada no Município de Lagoa do São Francisco. De acordo com informações da ADAPI, a situação foi sanada. O produtor relatou a morte de dois suínos no início do mês de maio, que apresentaram emagrecimento e andar cambaleante. Durante inspeção do SVE, foram identificados três leitões com hipertermia, anorexia, emagrecimento e andar cambaleantes. O foco já foi saneado. Trata-se de uma propriedade com criação de subsistência.

No caso de Lagoa do São Francisco, o diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Pedro Leopoldo (LFDA/MG), pertencente ao Ministério da Agricultura, os animais infectados foram eliminados. O Governo do Estado destaca que o proprietário receberá indenização pelo sacrifício dos animais. Na oportunidade, foi realizada interdição da propriedade, eliminação e destruição dos suínos da propriedade foco, desinfecção das instalações e estabelecimento de vazio sanitário.

Fonte: Governo do Piauí