Encontrar novos tratamentos para o estresse crônico em aves, como o ocorrido durante o transporte, é o objetivo de neurocientistas avícolas da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos. Sondando as vias neurais de resposta ao estresse, os pesquisadores identificaram uma nova estrutura de neurônios no cérebro das aves, segundo o site Feed Stuffs.

O fisiologista em aves Wayne Kuenzel disse que a estrutura recém-descoberta é composta por um aglomerado de neurônios. Este, segundo ele, pode ser o ponto de partida para alguns sinais de resposta ao estresse.

A neuroendocrinologia é o ramo da biologia que estuda as interações entre o sistema nervoso e o sistema endócrino, disse Kuenzel. “É o sistema pelo qual o cérebro regula a atividade hormonal no corpo, incluindo a resposta ao estresse”.

Gurueswar Nagarajan, ex-aluno de doutorado no laboratório de Kuenzel, liderou a investigação demonstrando que a nova estrutura, chamada de Nucleus of the hippocampal commissure (NHpC), foi o primeiro núcleo neuroendócrino envolvido na resposta ao estresse.

Kuenzel lidera uma equipe de pesquisa no Centro de Excelência para a Ciência Avícola da Universidade de Arkansas, que investiga o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (eixo HPA), um dos quatro sistemas neuroendócrinos principais que regulam a fisiologia e comportamento dos vertebrados.

Estresse em diferentes estágios

Aves de corte, como muitos animais de produção, podem sofrer estresse em diferentes estágios da produção agrícola, disse Kuenzel. Um exemplo comum de estresse em aves domésticas é o transporte, pois elas são transferidas dos incubatórios para os aviários e, em seguida, para as indústrias.

O estresse provoca mudanças fisiológicas nas aves que podem ter efeitos negativos na qualidade da carne, observou Kuenzel. Uma melhor compreensão das vias de resposta ao estresse pode ajudar a descobrir maneiras de aliviar esses estressores fisiológicos, visando melhorar o bem-estar das aves e a saúde e poderia levar a uma melhor qualidade da carne para a indústria, disse Kuenzel.

Equipe Suino.com

Leia a notícia original