O II International Fish Congress & II Fish Expo Brasil, que será realizado de 02  a 04 de dezembro  no Recanto Cataratas Resort em Foz do Iguaçu, PR, e marcará o rencontro oficial da cadeia do pescado após o período de pandemia e será palco de debates e soluções apresentados por especialistas nacionais e internacionais que farão suas apresentações remotamente dos seus países de origem usando a tecnologia de live streaming. A nova realidade de consumo e demandas mundiais fazem parte da pauta do congresso vai reunir mais de 50 conferencistas, entidades, empresários, produtores e cooperativistas. O evento deste ano vai contar o espaço Hands On Aqua com demonstrações e workshop sobre recirculação de água e métodos sustentáveis de produção, usando tecnologia.

 Para o Presidente do IFC 2020, Ex –Ministro da Pesca e Consultor Altemir Gregolin “O IFC 2020 será o grande reencontro do setor no pós pandemia e por isso estará marcado de muitas expectativas, afinal, o impacto do coronavírus está sendo sentido por toda a cadeia do pescado e o que se vislumbra para o futuro não é a volta à normalidade, mas sim, um “Novo Normal”. Neste sentido, o evento se reveste da perspectivas em torno do debate de temas  visando encontrar  respostas sobre a natureza deste  “Novo Normal”, reflete.

“A exemplo de crises enfrentadas por outros setores da produção de proteína animal, com impactos sanitários e econômicos, a cadeia do pescado vai se reinventar, se adaptar e alimentar boa parte do mundo com peixe e camarão produzido no Brasil. Estamos consultando grandes especialistas que apontam para um cenário de oportunidades globais que podem beneficiar a produção brasileira. O IFC 2020 será a oportunidade de trocarmos conhecimento, discutirmos novas estratégias e traçarmos novos rumos. Já temos fila de espera de empresas para a II Fish Expo Brasil e isso é um excelente sinal”,  dispara Eliana Panty, CEO da Hollus Comunicação e Eventos, organizadora do II International Fish Congress & Fish Expo Brasil 2020.

O encontro da cadeia do pescado vai contar com mais de 50 palestras,  cerca de 60 horas de apresentações orais, espaço para Startups  no Aqua 4.0 e geração de negócios que vai reunir mais de 100 empresas na II Fish Expo Brasil  que será realizada em paralelo no Maestra Convention junto ao complexo do Recanto Cataratas Thermas e Resort que agora conta com uma nova estrutura com  mais 250 quartos, explica a Diretora Executiva do IFC Eliana Panty.

Pré Eventos reúnem cooperativas e poder público

Entre as inovações da edição do IFC 2020 está a realização do Pré Congresso no dia 09 de setembro pela manhã sobre “ Políticas Públicas – cases de sucesso e desafios do setor do pescado”, destinado a profissionais de órgãos públicos, entidades, ONGs e entidades de fomento e técnicas voltadas para práticas aquícolas. Além de representates de Secretarias de Estado que desenvolvem políticas diferenciadas para o setor do pescado, com incentivo ao acesso às novas tecnologias.

O segundo Pré Congresso “ Indústria do Pescado na era da Inovação e Cooperação” focado nos cases de sucesso das cooperativas que atuam na produção e processamento de pescado. Entre os temas do pré congresso estão a diversificação de oferta de pescado diante da retração do food service e do crescimento do consumo doméstico, exigindo novos cortes e apresentações. Com espaço voltado para a inovação e tecnologias para levar o pescado até a mesa do novo consumidor.

Sobre os pré simpósios Altemir Gregolin comenta “O  programa inicial em torno de temas técnicos e conjunturais, será reforçado com temas que emergiram com força a partir da crise como as mudanças no mercado e as novas exigências  do consumidor, que busca  mais praticidade, qualidade, variedade, comodidade e segurança, a diversificação de canais de venda com a disparada do e-comerce na nova onda do “pensar digital” dos consumidores. Nesta mesma direção, a ampliação do espaço dos congelados e conservas e a exigência por maior diversidade de cortes, porções, melhor apresentação e  embalagens mais atraentes”.

Segurança alimentar em pauta no IFC 2020

Gregolin destaca ainda que “Outro tema extremamente relevante a ser tratado será o  relacionado à questões sanitárias e de biossegurança, que alçaram a um novo patamar de importância com o advento da pandemia, seja sob o aspecto da produção lá nas propriedades e nas nossas plantas frigoríficas, bem como  comércio internacional de produtos e trânsito de pessoas e animais” complementa o Ex. Ministro que participa de importantes grupos de decisão e pesquisas no setor do pescado.

Com otimismo, o consultor vê um cenário desafiador e convida para o debate “E evidentemente, o tema das estratégias mais abrangentes de saídas para a crise, vendas para o mercado interno e externo, política de preços, e  em especial a discussão das oportunidades que se abrem a partir dela.  A ideia é que  IFC 2020 seja um grande palco do “pensar juntos”   saídas inteligentes e coletivas para o período pós pandemia. O mundo será outro, uma nova normalidade se instalará e o setor de pescados precisa se preparar para este novo momento da história da humanidade e do país”. 

IFC 2020

II International Fish Congress & Fish Expo Brasil

02 a 04 de dezembro  no Recanto Cataratas Thermas & Resort

 Foz do Iguaçu,PR – Brasil.

Fonte: Assessoria de Imprensa