O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil, irão desenvolver programas e projetos conjuntos para a aplicação de tecnologia no campo e de iniciativas inovadoras que possam melhorar a qualidade de vida no meio rural, especialmente para os segmentos mais vulneráveis, como mulheres e jovens rurais.

Na sede da Agência, em Brasília, foi assinado um Memorando de Entendimentos para que as instituições possam desenvolver estratégias e projetos especiais que visem criar, aprimorar, incentivar e promover soluções inovadoras voltadas ao desenvolvimento rural.

O termo foi firmado pelo diretor da ABDI, Miguel Antonio Cedraz Nery, e posteriormente segue para a Costa Rica, para ser assinado pelo Diretor-Geral do IICA, Manuel Otero. Do momento assinatura e do diálogo com a ABDI participaram, pelo IICA, Jorge Werthein, assessor especial do Diretor-Geral; Caio Rocha, coordenador Regional Sul; Hernán Chiriboga, Representante do Instituto no Brasil; e Rodolfo Daldegan, especialista em projetos de cooperação técnica da Representação brasileira.

Uma das ideias discutidas no encontro foi a criação de uma espécie de laboratório de inovação que poderá ser aplicado a qualquer tipo de projeto, atendendo às demandas específicas do IICA para solução de problemas. Werthein apontou as inúmeras oportunidades de trabalho que se abrem com a ABDI, “unindo a experiência e diferentes expertises de ambas instituições, onde cada parte poderá aportar diferentes insumos”. Além disso, destacou ainda que “o IICA mobiliza uma rede com grande capilaridade nas Américas e Caribe e com interlocutores nos Ministérios da Agricultura dos países”, o que poderá facilitar a busca por parcerias e recursos.

“Se pensarmos a agricultura como base da agroindústria e se imaginarmos que a agroindústria tem toda uma cadeia de fornecedores que dão suporte à atividade, temos um viés que se aproxima muito do trabalho da ABDI. Com um Plano de Trabalho com ações, diretrizes e metas bem definidas, certamente não faltarão recursos para financiarmos as atividades”, afirmou Miguel Nery, diretor da ABDI.

A parceria entre IICA e ABDI começou com o evento Hacking Drones, realizado em setembro, em Brasília. Com a assinatura do Memorando de Entendimentos, o objetivo será aprofundar o trabalho conjunto, com a implantação de um projeto piloto no Brasil. “Para a ABDI é interessante porque a ação replica o modelo de política pública e consolida a nossa unidade de negócios”, afirmou Rodrigo Rodrigues, coordenador de Inovação da Agência.

A ABDI criou uma metodologia que trabalha com a criação ou aprimoramento de políticas públicas, com base em laboratórios que melhoram a relação entre empresas e clientes. Ela atua em áreas estratégicas por meio de programas de incentivo, investimentos, capacitação e ações com diferentes setores, com foco na inovação, aumento da eficiência e competitividade.

Sobre o IICA
É o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência.

 

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação IICA Brasil