O Instituto Internacional de Agricultura Tropical (IITA) divulgou na sexta-feira um conjunto de ferramentas digitais que estão ajudando a transformar a agricultura, melhorando o rendimento e a subsistência dos agricultores. As ferramentas digitais incluem rastreadores de sementes de mandioca, Goseed e inhame; Akilimo, IITA Herbicide Calculator, site de comércio eletrônico e IITA News App.

Nteranya Sanginga, diretor geral do IITA que completa oito anos no cargo na sexta-feira, descreveu o desenvolvimento das ferramentas digitais como um feito notável, acrescentando que elas ajudariam a criar impacto em escala. “Isso está alinhado com a nossa visão que nos levou a criar a Diretoria de Parceria e Entrega, cuja responsabilidade é garantir que não apenas estamos realizando pesquisas e escrevendo artigos científicos, mas também entregando e causando impacto no nível da fazenda”, acrescentou.

Os rastreadores de sementes são plataformas móveis projetadas para ajudar no planejamento da produção de sementes, rastreabilidade, inventário de sementes, rastreamento em tempo real do status da produção, certificação de sementes, marketing, recursos de informação, entre outros, disse o Dr. Lava Kumar, Chefe de Unidade de Saúde de Germoplasma do IITA e Virologista. A Calculadora de Herbicidas IITA é um aplicativo móvel desenvolvido pelo Projeto de Gerenciamento de Ervas de Mandioca e implantado na Nigéria e em outros países africanos e está sendo usado no controle de ervas daninhas na mandioca, explicou Godwin Atser, especialista em extensão digital e serviços de consultoria do IITA.

“O aplicativo ajuda os produtores a estimar a quantidade correta de herbicidas a serem adicionados aos pulverizadores de mochila, ajudando os agricultores a evitar subdosagem ou superdosagem, o que leva à poluição ambiental e à resistência das ervas daninhas”, acrescentou.

Fonte: Agrolink/Leonardo Gottems