Como lidar com o novo perfil produtivo das fêmeas modernas mais precoces mais produtivas e mais exigentes nutricionalmente? Técnicos e produtores tem consciência de que a produtividade da fêmea suína aumentou de forma substancial nos últimos 10 anos devido ao manejo, avanços genéticos e seleção baseada em parâmetros como tamanho de leitegada, intervalo desmama-estro e eficiência na lactação. O desafio que cresce a cada ano é oferecer uma nutrição adequada para suprir a demanda e assegurar longevidade para essa matriz de alta performance.

A primeira tarde do X Simpósio Brasil Sul de Suinocultura que será realizado de 1 a 3 de agosto em Chapecó (SC) abre como um debate sobre aspectos que interferem na longevidade e efeito futuro da matriz “O que é importante em relação a nutrição da matriz no terço final de gestação”, na sequência o foco é para “Como produtores europeus produzem mais de 40 leitões/porca/ano”. A tarde encerra com uma palestra sobre “Importância na imunidade – transferência de imunidade celular e imunoglobulinas, montando uma imunidade sólida e de qualidade, imunossupressores.

Encontro de conhecimento

O Simpósio Brasil Sul de Suinocultura realizado pelo Nucleovet será realizado no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês e comemora este ano 10 anos de foco no conhecimento, com mais de 15 palestras técnicas. O evento reúne a cada ano mais de 1.500 participantes e 70 empresas apoiadoras, um encontro técnico que cresce em oportunidade de negócios, com tradução simultânea para o espanhol em toda a programação.

O presidente da Comissão Científica Paulo Bennemann destaca “A comissão científica do X SBSS 2017 tem o objetivo de trazer aos profissionais da suinocultura temas de grande importância para a cadeia de produção. Como tem ocorrido nas versões anteriores do evento, buscamos uma abordagem prática dos temas de forma a agregar informação ao dia a dia do campo. Temas recentes como Matriz em gestação – quebrando paradigmas, Uso prudente e racional de antimicrobianos na produção de suínos – experiências práticas, Agregando valor à manejos de creche e terminação e Biosseguridade e Segurança Alimentar na cadeia de produção serão abordados em quatro painéis técnicos. Durante os três dias em que ocorrerá o evento, teremos a oportunidade de discutir experiências práticas e de novos conceitos técnicos abordados em 15 palestras ministradas por palestrantes de renome internacional e nacional”.

Fonte: Nucleovet