O governo da Índia elevou em um terço a taxa de importação de trigo para 40% para ajudar os agricultores locais a reduzir a queda nos preços e impedir sua possível importação devido à crescente demanda por ração animal nos estados atingidos pela seca, incluindo Maharashta, Gujarat, Karnataka e Telangana. e Andhra Pradesh. Uma notificação emitida pelo Ministério das Finanças informou que a importação de trigo atrairá imediatamente 40% dos atuais 30% de taxa efetiva.

O governo, em suas últimas estimativas, prevê que a produção de trigo da Índia seja de 100 milhões de toneladas, a maior já registrada, contra 99,12 milhões de toneladas previstos pela segunda estimativa antecipada do Ministério da Agricultura, divulgada em fevereiro de 2019. “Houve importações insignificantes de trigo na Índia durante o último ano fiscal devido à alta produção nacional. Mas, há um temor no mercado de que a demanda de trigo aumentaria especialmente para ração animal devido à escassez de forragem em alguns estados. Talvez, o governo tenha tomado medidas preventivas para restringir a importação e apoiar os produtores locais de trigo”, disse Vedika Narvekar, analista da Anand Rathi Shares & Stock Brokers.

Dados compilados pela Autoridade de Desenvolvimento de Exportação de Produtos Agrícolas e Processados (Apeda) mostraram a importação total de trigo da Índia em 2700 toneladas no valor de US $ 0,8 milhão para o período entre abril de 2018 e janeiro de 2019 contra 1,65 milhão de toneladas importadas no ano financeiro de 2017 -18 e 5,7 milhões de toneladas (no valor de US $ 1269 milhões) no ano anterior.

 

Fonte: Agrolink/Leonardo Gottems