Entre os Estados mais afetados estão Montana, Wyoming e Oregon

Os Estados Unidos estão passando pelo pior surto de gafanhotos dos últimos dez anos que afeta pelo menos 15 estados, de acordo com informações Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal (APHIS). Segundo a entidade, já foram tratados mais de 325 mil hectares com inseticidas, em uma campanha de supressão da população de gafanhotos e dos chamados grilos Mórmons (Anabrus simplex).

Além disso, o diretor de política nacional da APHIS, Bill Wesela, afirma que esse tratamento vai proteger mais de 650 mil hectares e lembra que a última grande campanha de supressão de gafanhotos na região foi em 2010. Na oportunidade, o surto de gafanhotos foi a maior dos últimos 35 anos.

“A infestação deste ano ainda está evoluindo e não estará completa até o final do verão (no Hemisfério Norte)”, diz Wesela à BBC News Brasil, indicando que a total dimensão do problema só será identificada a partir de alguns meses. “Gafanhotos e grilos Mórmons são componentes naturais do ecossistema (nesta região dos EUA), mas quando suas populações atingem níveis de surto eles causam graves perdas econômicas aos recursos agrícolas, particularmente em condições (climáticas) quentes e secas”, observa Wesela.

Entre os Estados mais afetados estão Montana, Wyoming e Oregon. “Pelo menos metade dos condados na parte Leste do Estado já registram enormes populações de gafanhotos. Recebemos ligações de motoristas relatando que os insetos estão atingindo os para-brisas e os radiadores dos carros “, completa o entomologista Helmuth Rogg, diretor do programa de plantas do Departamento de Agricultura de Oregon.

Fonte: Agrolink