A Minerva Foods mantém forte os avanços do compromisso público da companhia com a pecuária sustentável. Firmado em 2009, este compromisso envolve questões importantes para a sociedade, como a preocupação com o desmatamento, trabalho escravo e ocupação de áreas embargadas pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), terras indígenas ou unidades de conservação.

Na empresa, não faltam exemplos de iniciativas com foco em sustentabilidade. Um deles é que o volume de compra de gado da Minerva Foods em fazendas monitoradas no Bioma Amazônia é de 100%, sendo que o monitoramento por mapas georreferenciados nesta região saltou de 92% para 99,9% de 2016 para 2017 (o monitoramento dos outros 0,01% ocorre por coordenadas geográficas).

Outro exemplo importante é que, em março, foram divulgados os dados da primeira auditoria sobre a assinatura dos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), assinado há quase dez anos por frigoríficos com o Ministério Público Federal (MPF) que envolve o compromisso de não adquirir gado, carne ou couro em áreas com desmatamento no Pará, também no Bioma Amazônia. No estudo, com base em Guias de Transporte Animal (GTAs) e notas fiscais de 26 frigoríficos e curtumes que, juntos, possuem 38 unidades no Estado, a Minerva se destacou com o melhor resultado por não serem identificadas na companhia compras com indícios de irregularidades.

“Os excelentes resultados da Minerva no Bioma Amazônia são indicadores do comprometimento de toda a equipe da companhia, desde os compradores até os profissionais de sustentabilidade, com todos os stakeholders, como agentes públicos, acionistas, mercado, comunidade, entre outros”, comenta Taciano Custódio, gerente executivo de Sustentabilidade da empresa.

Laço de Confiança com os pecuaristas

Outra iniciativa importante da Minerva com foco no relacionamento ético e transparente com os pecuaristas no processo de compra de gado é o programa “Laço de Confiança”, pelo qual a empresa compartilha conhecimentos técnico e prático e disponibiliza ferramentas que contribuem para o desenvolvimento da pecuária, como, por exemplo, a série de palestras “Falando de Pecuária” e o programa de apoio aos pequenos produtores “@+ Lucrativa”. “A Minerva acredita na qualificação de toda a cadeia produtiva da carne para garantir sustentabilidade, menos riscos e mais produtividade para todos”, ressalta o gerente de compra de gado da empresa, Fabiano Tito Rosa.

Sobre a Minerva

A Minerva Foods, é uma das líderes na América do Sul na produção e comercialização de carne in natura, gado vivo e seus derivados e que atua também no segmento de alimentos industrializados na Argentina e no Brasil, comercializando seus produtos para mais de 100 países.

A Companhia possui 26 unidades de abate de bovinos localizadas no Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Colômbia e, atualmente, tem capacidade diária de abate de 26.380 cabeças de gado e de desossa equivalentes a 27.966 cabeças de gado por dia em plantas de abate e desossa nos Estados de São Paulo, Rondônia, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, e também no Paraguai, Argentina, Uruguai e Colômbia. Nos últimos 12 meses findos em 31 de dezembro de 2017, a empresa apresentou uma receita líquida de vendas de R$ 14 bilhões, consideradas as receitas proforma das unidades adquiridas no Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai) em 1º de agosto de 2017.

Fonte: Minerva Foods
Foto: Frigorífico Pulsa, no Uruguai, empresa controlada por Minerva Foods