O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para declínio da temperatura em várias regiões do Brasil nas próximas 24 horas. A massa de ar frio, que estava em atuação no Sul do país, já avançou para o Brasil Central e também derruba as temperaturas em Rondônia.

De acordo com o alerta, emitido na página oficial do Inmet, São Paulo, sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sul e oeste do Mato Grosso e a faixa oeste de Rondônia devem ter queda de até 5ºC nas próximas horas. “Leve risco à saúde. Declínio entre 3ºC e 5ºC”, afirma a publicação.

Veja o mapa com alerta de queda na temperatura em várias partes do Brasil:

Ainda de acordo com o Inmet, os modelos de geada apontam para risco em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com intensidade entre moderada e fraca na próxima madrugada. Já o modelo de previsão de tendência de temperatura de ar, mantém a atuação com mais intensidade no Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Para o Sul do Brasil, o modelo de temperatura do Inmet indica mínimas entre 4 e 6 graus em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná, as mínimas mais baixas são esperadas no extremo sul do estado, entre 6 e 8 graus.

Já em relação a previsão de chuva, apenas o leste de São Paulo, Rio de Janeiro e região do Amazonas e Pará apresentam condição de chuvas nas próximas 24 horas. Segundo o modelo Cosmo, as precipitações devem ficar entre 20mm e 40mm nessas áreas. “O ar seco predomina pelo interior do Sudeste, sobre o Centro-Oeste do Brasil e sobre parte do interior do Nordeste dificultando a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva”, acrescenta a previsão da Climatempo.

NOAA divulga fim do La Niña

A Administração Oceânica e Atmosférica divulgou na manhã desta quinta-feira (13) que o La Niña chegou ao fim durante o mês de abril. “Durante o mês de abril, o Oceano Pacífico tropical voltou às condições ENSO-neutras à medida que o acoplamento entre a atmosfera e o oceano enfraquecia. As temperaturas da superfície do mar estiveram quase abaixo da média na maior parte do Oceano Pacífico equatorial no mês passado”, afirma a publicação.

Ainda de acordo com o NOAA, a maioria dos modelos na pluma IRI / CPC prevê uma continuação de ENSO-neutro durante o verão de 2021 do Hemisfério Norte. “As chances de La Niña estão em torno de 50-55% durante o final do outono e inverno, o que está alinhado com as previsões do Sistema de Previsão do Clima do NCEP e do Conjunto Multi-modelos da América do Norte. No entanto, normalmente há grande incerteza com as previsões feitas na primavera, portanto, a confiança no ENSO-neutro para as próximas temporadas é mais alta. Em resumo, o La Niña terminou, com ENSO neutro provavelmente continuando durante o verão do Hemisfério Norte (67% de chance em junho-agosto de 2021”, conclui.

Fonte: Notícias Agrícolas