Laboratório veterinário internacional, Vetanco Brasil completa trajetória de 20 anos no mês de agosto. Sede está situada em Chapecó/SC.

Há 20 anos, a Vetanco visualizou no Brasil oportunidade para a expansão e crescimento da empresa que completava pouco mais de uma década de atuação na Argentina, onde até hoje está situada a matriz. Segundo o vice-presidente da corporação, Horacio Mancini, o desafio era muito grande pelo fato de que nenhuma outra empresa na área veterinária havia alcançado sucesso no país vizinho.

Mancini conta que a Vetanco se tornou a primeira empresa a conquistar um posicionamento importante no mercado brasileiro veterinário. “E isso foi uma enorme alegria, uma satisfação. O sentimento era de ter alcançado um objetivo que era absolutamente difícil. Contamos com a ajuda de grandes amigos no Brasil para concretizar isso”, frisa.

O elo entre Mancini e o Brasil deu-se através do amigo empresário Ricardo Soncini. “Eu tinha uma amizade pessoal com o Mancini, e ele citou um aumento da presença da Vetanco no Brasil, que nesses idos do final do século 20 estava muito pouco conhecida. Era, praticamente, representante de biológicos e Mancini estava procurando alguém, no Brasil, para desenvolver o trabalho de gerenciamento e de aumento da presença da Vetanco no território brasileiro. Coincidentemente, um amigo e ex-colega de trabalho, o Dr. Cláudio Kracker, estava disponível; ele havia se aposentado”, relembra.

E a menção do nome de Kracker à Mancini resultou em bons frutos. “Era uma pessoa com muito vínculo no agronegócio, bastante conhecido e dinâmico, com visão de negócios muito clara. E eles se entenderam, felizmente. A parceria deu certo”, destaca Soncini.

E lá se vão 20 anos.

A Vetanco no Brasil

A Vetanco Brasil iniciou em São Paulo com o objetivo de registrar produtos.

Cláudio Jorge Kracker, sócio-acionista da Vetanco Brasil, era responsável pela parte administrativa enquanto que o médico-veterinário Javier Kuttel, diretor da Vetanco, comandava a parte técnica. “Começamos a trabalhar no meu apartamento, realizando os contatos. Fizemos a primeira aplicação de Vetancid em Cascavel/PR, foi uma experiência sui generis; os aviários de matrizes tinham forro, a gente aplicava o produto e os cascudinhos caiam da cobertura. Foi um fato marcante”, relembra.

Em abril de 2001, a Vetanco escolheu Chapecó/SC para sede. “Optamos por Chapecó por se tratar de um centro do agronegócio, uma região próspera. No mês de agosto desse mesmo ano, a Vetanco Brasil foi regularizada”, conta Kracker.
No ano seguinte, em 2002, veio a primeira contratação da Vetanco Brasil. Trata-se da colaboradora Mareleusa Mirtes Dumke Poletto, que hoje atua como gerente Administrativa Financeira.

Para Mary, como é conhecida pelos colegas, o início foi bastante desafiador por se tratar de uma empresa nova no Brasil e que necessitou ser estruturada. “Enfrentamos várias dificuldades para conseguir crescer nesse mercado, que é bem competitivo, mas com bastante conhecimento chegamos até aqui”, lembra.

Princípios e valores

A Vetanco tem como valor fundamental a responsabilidade e a autonomia dos colaboradores para trabalhar.
Segundo explica Kuttel, para isso foi preciso cumprir cinco atitudes.

A primeira delas é a rebeldia pró-ativa, ou seja, a capacidade de analisar e interpretar a realidade e a partir daquilo propor alternativas, a capacidade de se adaptar, de não resistir e, sim, de ter resiliência.

Por segundo, a capacidade de somar talentos; por conseguinte, a terceira atitude, que é formar e trabalhar em equipe. A quarta atitude é a distribuição de benefícios e, por fim, a atitude moral. “Respeitar os princípios e valores e respeitar a moral da sociedade em que atua”, destaca Javier.

De acordo com a gerente de Planejamento e Administração, Daiane Cristina de Moura Müssnich, colaboradora da Vetanco desde 2006, as pessoas são a força motora da Vetanco. “Esses valores da Vetanco foram se fortalecendo cada vez mais com o passar dos anos e se tornando presentes em cada colaborador que foi fazendo parte dessa história. Para a Vetanco, as pessoas realmente são o maior patrimônio”, frisa Daiane.

Inovação

Uma palavra que não poderia deixar de ser utilizada para definir a Vetanco Brasil é inovação. Assim resume o segundo funcionário mais antigo da empresa, o gerente Comercial – Aves Sul, Mauro Renan Felin. “A Vetanco é uma empresa inovadora. Nesses 20 anos, sempre trabalhando com pesquisa, ela traz pesquisadores do mundo para o Brasil e no mundo trabalha em parceria ou com os funcionários de pesquisa e desenvolvimento buscando sempre a inovação”, ressalta o médico-veterinário.

Os próximos 20 anos

O presidente da Vetanco, Jorge Winokur, avalia que os próximos 20 anos da Vetanco Brasil serão de consolidação do trabalho desenvolvido. “Teremos uma estratégia bastante definida, muito correta, que está se cumprindo permanentemente. Isto, somado à dinâmica de cada uma de nossas filiais e de cada um de nossos associados em cada um de nossos países”, conta, ressaltando que não há como falar de Vetanco Brasil sem falar de Vetanco Internacional. “Somos uma só corporação”.

Winokur acredita que, nos próximos 20 anos, o crescimento permanente sustentado sobre bases seguras e científicas vai ocorrer, sem dúvidas. “Sigamos adiante. Que venham os próximos 20 anos”, exclama o presidente da corporação.

Fonte: Assessoria de Imprensa