Encerrou nesta semana a fase de treinamentos do grupo GPA que antecedem a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS). A parceria pioneira tem gerado  importantes resultados desde a sua primeira edição em 2013 para as redes Extra e Pão de Açúcar. Com novos treinamentos focados em quebrar tabus sobre a produção da carne suína e despertar a criatividade de seus colaboradores o grupo espera alavancar  as vendas da carne suína durante o período da campanha.

Foram mobilizadas mais de 700 lojas, incluindo as bandeiras Extra, Extra Mercado e Pão de Açúcar. Juntas, as gigantes do varejo atendem a públicos desde a classe A  até a D e além da popularidade, apostam na capilaridade  da rede, com presença nacional em mais de 17 estados. Ao total, foram capacitadas mais de 500 pessoas, nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Pernambuco e Distrito Federal.

Por sua relevância e por ser uma das maiores redes varejistas brasileiras em faturamento, o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explica que a participação do GPA na edição de 2019 da SNCS é uma grande oportunidade para ampliar o alcance da campanha, oportunizando resultados ainda mais positivos para a suinocultura brasileira. “Estamos animados para conquistar os consumidores da rede. Com certeza conseguiremos resultados expressivos que beneficiarão os produtores, indústria e varejo brasileiros”.

Os treinamentos

A fim de proporcionar uma experiência de conhecimento inovadora e aprimorar o potencial dos colaboradores para o papel de liderança em seus setores, o GPA realizou as ações junto à ABCS e,  com apoio do Sebrae, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O treinamento contou com a palestra informativa acerca da produção de suínos no Brasil e do valor nutricional da proteína, com o médico veterinário Iuri Machado, quebrando mitos sobre a carne suína  e esclarecendo os participantes quanto às suas dúvidas.Já em um momento mais descontraído, os colaboradores conheceram maneiras de aprimorar o atendimento dos consumidores, trazendo inovação, na palestra “Fator UAU, o encantamento e as vendas levados ao próximo nível”, com os consultores da Fábrica de Criatividade Denilson Shikako e Matheus Cardoso..

Lilian de Melo , curadora líder GPA-SP, é veterana nas capacitações das redes em parceria com  a ABCS. Segue motivada a aprender mais e compartilhar o conhecimento, para que todos saibam dos benefícios da carne suína. “Foi ótimo o treinamento, foi diferente e o modo de engajar o público foi melhor. Vou motivar a minha equipe com tudo aquilo que eu aprendi aqui. Vou passar pra eles, pra eles passarem pros nossos clientes, porque eles merecem”.

Milena Mendonça, Médica veterinária e coordenadora da equipe de qualidade do GPA- DF, participou pela primeira vez do evento e falou sobre a relevância da palestra na capacitação dos colaboradores. “A importância dessa palestra é saber acabar com os mitos que existem em relação à carne suína que a gente tem desde cedo, desde pequeno a gente aprende que a carne suína não faz bem, mas a gente vê que isso não é verdade. Então esse treinamento serve pra reforçar isso e ver que as pessoas que estão engajadas nisso fazem com que esse produto realmente chegue à mesa do consumidor com qualidade”.

O gerente comercial de aves, suínos e peixaria do GPA, Rafael Monezi, destaca o sucesso da parceria entre a ABCS e o GPA e se diz entusiasmado para os resultados da edição após a série de treinamentos. “A expectativa é ótima. Estamos trabalhando nos últimos sete anos no GPA esse treinamento. encontramos um modelo de negócio bem diferente, onde a gente investe muito nos colaboradores para que eles possam ser bem capacitados, ter conhecimento técnico, ter informação e muita motivação pra vender carne suína. A expectativa é de fazer uma excelente campanha esse ano e trabalhar a carne suína o ano inteiro”.

O PDS

A parceria entre a ABCS e GPA este ano veio com uma novidade: O Plano de Desenvolvimento de Suínos. O PDS tem como principal objetivo dobrar as vendas de carne suína até 2021, além de aumentar o share e gerar melhor rentabilidade e diferenciação para o açougue. O projeto conta com o apoio da ABCS e foi pensado para ser 360º, garantindo a qualidade desde a produção até a divulgação e chegada do produto nas gôndolas das lojas das bandeiras Extra e Pão de Açúcar e seus formatos (Extra Hiper, Extra Super, Mercado Extra, Mini Extra e Pão de Açúcar e Minuto Pão de Açúcar, além do e-commerce alimentar das duas marcas).

Uma das frentes de atuação do plano de desenvolvimento de suínos é na produção e envolve treinamentos e capacitação nas granjas fornecedoras e consiste no alinhamento de temas como o bem-estar animal. Além disso, esse pilar também prevê a produção de conteúdos técnicos e científicos relacionados a temas de segurança alimentar e normativas para as fábricas de ração, por exemplo. Por fim, contempla, também, visitas técnicas da equipe do GPA em granjas para alinhar o conhecimento sobre a produção, bem como a origem da matéria-prima e adequação de processos

SNCS em 2019

Nesta edição, a SNCS se renova e se destaca com o tema Qualidade na Cadeia de Valor, com o objetivo de transferir ao consumidor consciente informações a respeito do sabor, da importância nutricional, da segurança alimentar e da qualidade na cadeia de produção da carne suína. Com um aumento de 40% no número de lojas participantes comparado a 2018, a SNCS chegará em 22 estados brasileiros, no período de 26 de setembro a 13 de outubro, aumentando sua presença em grandes regiões de consumo como o Sul e Nordeste e ampliando a oportunidade de desenvolvimento de toda a cadeia de valor .

Fonte: ABCS