A tecnologia e a inovação são hoje um dos principais insumos do produtor. Tanto é, que o Brasil possui hoje centenas de startups voltadas para o segmento agro. As novidades são tantas que Londrina (PR) sedia a primeira edição do Agrobit Brasil, evento que reúne dezenas de pequenas e grandes empresas de tecnologias voltadas para o agronegócio, nesta terça e quarta-feira (20 e 21/11).

Patrocinadora – A Cooperativa Integrada, antenada às necessidades dos produtores, é uma das patrocinadoras do evento. “Temos que participar desse novo ciclo da agricultura e do agronegócio. O setor tem se desenvolvido ano a ano e esse é um novo ciclo de evolução. A cooperativa tem o desafio de levar todas essas tecnologias para os nossos cooperados”, observa o diretor-presidente da Integrada, Jorge Hashimoto, que na ocasião representou a Ocepar.

Agricultura de precisão – O presidente completa que o departamento de agricultura de precisão da cooperativa é muito forte. Segundo ele, o setor trabalha e estuda as inovações e tecnologias tanto na atividade agrícola, quanto na gestão da Integrada.

Conectar informações – O superintendente geral da cooperativa, Haroldo Polizel, explica que um dos objetivos da cooperativa é conectar as informações do campo junto à pesquisa e aos técnicos da Integrada, visando exclusivamente o aumento da produtividade e rentabilidade dos produtores. “Estamos olhando para as tendências para o que há de novo em termos de tecnologia para ajudar o produtor nessa conquista de aumento de produtividade”.

Futuro – Haroldo afirma também que a participação da Integrada nesse tipo de evento também serve para saber onde o setor estará no futuro. “Como será a produção a daqui 20 ou 30 anos”, questiona o superintendente geral. O papel da cooperativa, observa Haroldo, é mostrar para os seus associados as novidades do setor.

Tecnologias – A Integrada já tem algumas tecnologias que direta ou indiretamente contribuem para o dia a dia do agricultor. Um bom exemplo da adoção da tecnologia, explica o coordenador do departamento de agricultura de precisão da cooperativa, Rogério Raposo, é o Portal do Cooperado. Pelo smartphone, por exemplo, o associado tem acesso à toda a sua conta na cooperativa sem sair de casa.

Ferramentas digitais – Em relação à parte técnica, Raposo afirma que a cooperativa trabalha com várias ferramentas digitais que ajudam os agrônomos a darem a melhor assistência para os associados em termos de conhecimento técnico e acesso às ferramentas que fornecem dados estatísticos para gerar conhecimento e, assim, fomentar e melhorar a assistência técnica com o passar do tempo.

Quebra de paradigma – Para cooperado Felipe Okimura de Londrina, a inovação está relacionada a quebra de paradigma, ou seja, uma reestruturação que melhora o negócio de forma geral. Okimura adota desde novos produtos, manejos, maquinários e softwares. A Integrada é um centralizador e apresenta o que há de mais novo no mercado.

 

Fonte: Imprensa Integrada