A cadeia produtiva da carne bovina se reunirá nos dias 21, 22 e 23 de novembro na última etapa da InterCorte do ano, que será realizada no WTC Golden Hall, em São Paulo (SP). Durante os três dias serão promovidos painéis com palestras e apresentações que pretendem promover uma integração não só entre os players do setor pecuário de corte, mas ampliando a atuação para outras áreas do agronegócio que fazem parte da cadeia produtiva de alimentos.

Uma das novidades da edição deste ano é o espaço InterTechAgro, destinado à apresentação de startups, com uma programação de conteúdo específico desenvolvida para apresentar tecnologias que facilitam a gestão das propriedades e geram mais eficiência à produção animal. As apresentações serão realizadas ao longo dos três dias do evento.

No primeiro dia (21/11) pela manhã serão feitas apresentações das startups expositoras do evento: JetBov, Liberali, @Tech, iAçougue, VipBov e MultBovinos. À tarde, o painel “Como as empresas tradicionais estão lidando com a inovação” terá a participação de representantes do Sebrae, Karcher, Coimma e ONOVOLAB.

No dia 22, a programação da manhã será voltada ao tema “Alta tecnologia – Da imagem via satélite ao Blockchain: as soluções tecnológicas do momento podem impactar positivamente o seu negócio?”. Com moderação de Yukio Meira, o painel terá a participação de João Torres, da Terra Magna; Marcio Barbosa, da @Tech; Flavio Redi, da EcoTrace; Paulo Marcelo, da Gestão Agropecuária e Pedro Mannato, do Olho do Dono. A palestra “Além da realidade: como a conectividade e IoT continuarão a mudar a forma como fazemos negócios no campo”, proferida por Fabricio Lira Figueiredo, do CPqD concluirá a programação da manhã. Nesse dia á tarde será realizado um painel para discutir como a Embrapa Pecuária está se empenhando para praticar a inovação aberta e quais têm sido os resultados práticos dessa iniciativa.

No último dia (23/11), a programação terá início com a palestra “Como é levantar um Centro de Inovação Independente no Brasil”, conduzida pelo ONOVOLAB e será anunciado os vencedores do Prêmio Terraviva Startups que elegerá a melhor AGRITECH do Brasil. As três melhores colocadas farão uma apresentação das propostas das suas startups.

Painel GTPS: carbono na atividade pecuária

No último dia da InterCorte, o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) realiza o painel “Carbono: uma visão pratica pela ótica da pecuária” para apresentar as oportunidades de mitigação das emissões por meio de sistemas bem manejados de pastagens.

“Um dos pilares de formação do GTPS é disseminar informações para os pecuaristas visando contribuir com o desenvolvimento da atividade no Brasil. A InterCorte é um espaço importante para levarmos nosso trabalho e ter a oportunidade de nos aproximar dos pecuaristas”, explica a coordenadora executiva do GTPS, Beatriz Domeniconi.

O painel terá início com a palestra “Dinâmica do carbono no sistema solo/planta/atmosfera na pecuária brasileira”, que será ministrada pelo professor da Esalq/USP, Carlos Eduardo Cerri. Dando sequência, o representante da Embrapa Pecuária Sudeste, Alexandre Berndt falará sobre os “Sistemas de produção eficientes para fixação de carbono no solo”. Fechando as palestras do painel o tema “Produção de Carne de Baixo Carbono: uma alternativa sustentável para a pecuária de corte tropical” será apresentado pelo também representante da Embrapa Pecuária Sudeste, Patrícia Anchão.

Encerrando o painel os palestrantes voltam ao palco para um debate aberto, que também conta com a presença do representante do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Ciniro Costa Junior.

“Nosso objetivo é oferecer aos participantes um painel com orientações técnicas relacionadas às emissões na pecuária e levar essa questão pela ótica prática. A presença de professores e pesquisadores é uma forma de embasar cientificamente esse assunto que, muitas vezes, é trabalhado de forma ideológica. Pecuária não é apenas um sistema que emite, mas também uma atividade que depende da captação”, finaliza Beatriz.

Mais informações pelo site: www.intercorte.com.br/saopaulo2018.

Sobre a InterCorte

Desde a sua criação em 2012, a InterCorte já contou com a participação de mais de 27 mil pessoas, a maior parte pecuaristas, em eventos que percorrem algumas das principais regiões pecuárias do País para levar informação, conhecimento e tecnologia.

Em 2018 a InterCorte ocorreu em Cuiabá (MT), no mês de março, com a participação de 1.500 pessoas, Marabá (PA) em maio com 1.050 participantes e será finalizada em São Paulo (SP), nos dias 21, 22 e 23 de novembro.

A InterCorte faz parte do “Integrar para Crescer”, plataforma de comunicação que envolve eventos e ações com o intuito de disseminar informação de qualidade, reverberando os temas e discussões relevantes ao setor. Além da InterCorte, a plataforma ainda promove eventos como a Interconf, InterGrãos e ações como o movimento #SomosdaCarne, a Beef Week, “Você Sabia” e “Caminho do Boi”, visando sempre o crescimento e fortalecimento do agronegócio no Brasil. Mais informações: www.intercorte.com.br.

Fonte: Intercorte