Agir de forma ativa na prevenção de doenças, através de boas práticas de manejo, biossegurança e programas efetivos de vacinação proporcionam recompensas, tanto para os animais, quanto para os suinocultores. A informação foi divulgada pelo site Nacional Hog Farmer.

Manter animais saudáveis e prevenir doenças beneficia o bem-estar do animal, aumenta o desempenho e, em última análise, protege o investimento do produtor. “Como veterinário, nosso objetivo geral é promover e proteger a saúde animal, não olhando apenas para o tratamento dos animais que estão doentes”, diz Joel Nerem, veterinário da Pipestone Veterinary Services, nos Estados Unidos. “Na verdade, gastamos muito mais tempo protegendo e promovendo boa saúde do que tratando animais doentes”.

O foco na medicina preventiva é ainda mais importante, pois os problemas de resistência aos antibióticos estão chamando a atenção para o uso de antibióticos na produção pecuária.

De acordo com Nerem, o primeiro e mais importante passo para prevenir a doença é o cuidado adequado dos animais e a manutenção de um ambiente adequado. “Boas práticas de manejo são a base de qualquer programa”, diz ele. “Começa com uma boa nutrição, dietas adequadamente formuladas, água fresca, além de satisfazer as necessidades ambientais do animal com um ambiente confortável, incluindo a temperatura certa, ventilação e manejo de estrume”.

>>> Leia a notícia completa (em inglês)

Tradução livre equipe Suino.com