A unidade brasileira do Carrefour e a IDH – Iniciativa para o Comércio Sustentável, vão investir mais de 3 milhões de euros (mais de R$ 13 milhões) até 2020 para proteger a Floresta Amazônica no estado de Mato Grosso, aumentando a produção sustentável de bezerros. A informação é do Global Meat News.

Descrita como Iniciativa de Produção Sustentável de Vitelos, a parceria terá investimento da Fundação Carrefour – instituição responsável pelos programas sociais do Grupo Carrefour – de 1,9 milhão de euros para apoiar 450 produtores de carne bovina. Enquanto isso, a IDH irá co-investir 1,6 milhão de euros no projeto.

Ao longo de três anos, algumas das atividades para melhorar a floresta tropical incluirão a restauração de pastagens degradadas e, consequentemente, ampliação das áreas de terras para aumentar a produção sustentável.

O programa, que visa proteger e restaurar mais de 150 mil hectares da floresta, é apoiado pelo governo do estado de Mato Grosso como parte de sua estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI).

As regiões de Juruena e Araguaia, localizadas na Floresta Amazônica, foram descritas como importantes na produção de carne bovina brasileira, respondendo por 40% dos bezerros do estado, segundo Daniela Mariuzzo, diretora da IDH no país.

“Esta é uma abordagem inovadora para o desenvolvimento sustentável, uma vez que conecta mercados nacionais e internacionais para áreas de produção geridas de forma sustentável”, disse Mariuzzo. “É um novo mecanismo de mercado sustentável, que recompensa regiões que produzem visando a sustentabilidade ambiental, social e econômica”.

Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade do Carrefour Brasil, disse que a iniciativa de produção sustentável de bezerros intensifica a produção agrícola, preservando os recursos florestais, promovendo a viabilidade econômica. Espera-se que as atividades do programa atraiam mais de 25 milhões de euros em novos investimentos.

Equipe Suino.com

Leia a notícia original