A comissão organizadora do 26th Intenational Pig Veterinary Society Congress (IPVS), anuncia uma aliança estratégica com algumas das mais importantes entidades nacionais, empresas produtoras e MAPA para a criação de um Comitê de Biosseguridade com o objetivo de mitigar a entrada de patógenos e proteger o plantel brasileiro, no que já é considerada uma grande união da suinocultura brasileira, destacou a presidente do Comitê Organizador do IPVS 2020 no Brasil e professora da UFMG, Dra. Fernanda Almeida.

De acordo com ela, os organizadores estão cientes da intensidade de trânsito de pessoas vindas do exterior ao país em função do evento e têm trabalhado em medidas para implementar um Plano Estratégico de Biosseguridade. “A escolha de Florianópolis para receber o evento foi pensada justamente por se tratar de uma ilha, o que representa barreiras sanitárias naturais”, afirmou a especialista, além de permitir que o Estado líder na produção de suínos no Brasil tivesse a oportunidade de mostrar ao mundo toda a competência empregada na cadeia produtiva.

“Estamos atentos às demandas de profissionais do setor produtivo e sensibilizados com cada reivindicação. Por isso anunciamos o nosso compromisso com o status sanitário diferenciado do plantel brasileiro reunindo o maior grupo técnico e científico que a suinocultura brasileira já viu trabalhar”, ressaltou.

O Comitê de Biosseguridade do IPVS 2020 no Brasil tem a participação de profissionais da agroindústria e de entidades como MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos), ABRAVES (Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos), EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Aves e Suínos) e universidades como UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), UNESP – Campus de Jaboticabal, Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos e Universidade de Ghent, na Bélgica.

O 26o Congresso da IPVS (International Pig Veterinary Society) será realizado pela ABRAVES (Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos). Outras informações sobre o evento estão disponíveis no site www.ipvs2020.com, ou podem ser obtidas pelos telefones +55 31 3360-3663 e +55 31 98858-0902, ou pelo e-mailipvs2020@ipvs2020.com.

Veja abaixo a íntegra da nota divulgada pelo evento:

Carta Aberta do IPVS 2020

O Congresso da Intenational Pig Veterinary Society (IPVS) tem como objetivo promover a troca de conhecimentos nas áreas de sanidade e produção de suínos, sendo o evento mais importante do setor suinícola no mundo. É um evento técnico-científico no qual profissionais da cadeia produtiva têm a oportunidade de se reunir e atualizar sobre os mais diversos assuntos, envolvendo todo o sistema de produção.

Há sete anos, a ABRAVES – Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos – iniciou uma campanha para sediar este evento, o que se concretizou em 2016. Assim, no próximo ano, o Brasil sediará de 2 a 5 de junho, sob a organização da ABRAVES, o congresso IPVS2020 na cidade de Florianópolis. A escolha de Florianópolis para a sua realização se deu justamente em função de ser uma ilha, o que representa barreiras sanitárias naturais.

Sendo o nosso País livre de inúmeras enfermidades exóticas, a comissão organizadora do IPVS2020 criou, pela primeira vez na história deste evento, um Comitê de Biosseguridade para estabelecer medidas no intuito de mitigar a transmissão de patógenos antes e durante o evento. Tal comitê é formado por representantes das mais importantes entidades, associações, agroindústria e academia.

Recentemente, recebemos um comunicado, redigido por entidades ligadas à cadeia produtora de suínos do estado de Santa Catarina, solicitando o cancelamento do congresso IPVS2020.

Avaliamos e discutimos amplamente a solicitação recebida. Em nossa conclusão, não encontramos amparo técnico-científico e/ou legal para o cancelamento. Conforme exposto acima, trata-se de um evento técnico-científico direcionado a profissionais do setor, cuja comissão organizadora é formada exclusivamente por médicos veterinários qualificados que, além de determinados na organização de um evento de ponta e seguro, também estão preocupados com a proteção do rebanho nacional.

Defendemos que o status sanitário diferenciado do rebanho brasileiro é nosso maior patrimônio e essencial diante do protagonismo cada vez maior que vem assumindo a produção brasileira de alimentos em escala global. Neste sentido, anunciamos a realização de estudos de análise de risco por profissionais capacitados e habilitados para tal, para averiguação da maior possibilidade ou não de transmissão de patógenos durante o evento. Estas análises serão executadas de forma contínua até a data da realização do congresso, já que o panorama sanitário global é muito dinâmico. Os resultados de tais análises serão divulgados ao longo de suas conclusões. Neste interim, continuaremos atentos às mudanças no panorama sanitário mundial para tomarmos todas as medidas de proteção do plantel suinícola nacional.

Neste momento, atentos a esta demanda e sensibilizados com a preocupação de profissionais do setor produtivo, todos nós, da comissão organizadora do IPVS2020, assumimos o compromisso de reunir todos os esforços necessários para a realização de um evento seguro.

Atenciosamente,

Fernanda Almeida
Presidente do Comitê Organizador do IPVS2020

Presidente da International Pig Veterinay Society – IPVS

Professora Associada – UFMG

Lia Coswig

Gabinete do Departamento de Saúde Animal do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)

Lauren Ventura
Presidente da ABRAVES Nacional (Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos)

Godofredo Miltenburg
Presidente do CBNA (Colégio Brasileiro de Nutrição Animal)

Roberto Guedes
Professor de Medicina Veterinária da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)

Luis Guilherme de Oliveira
Professor de Medicina Veterinária da Unesp – Campus de Jaboticabal

Fonte: Assessoria de Imprensa/Márcia Midori