O maior evento técnico científico da suinocultura mundial terá como sede a cidade de Florianópolis/SC em 2020 e marcará o retorno do evento ao continente Sul Americano depois de 32 anos percorrendo todo o mundo, com edições realizadas na Alemanha, África do Sul, Canadá, Coreia do Sul, México, Irlanda, chegando à China em 2018.

O IPVS 2020 será presidido pela Médica Veterinária PhD, Fernanda Almeida, que comenta a importância da realização do 26˚ IPVS Congress no Brasil.  “Como premissas do evento, salientamos que a exigência do consumidor quanto ao consumo de gorduras desencadeou uma verdadeira revolução na suinocultura, colocando nosso país em patamares de produção de carne comparáveis aos de outros países com forte tradição na produção de suínos. Além disso, novas enfermidades surgiram e a demanda do médico veterinário especialista em suínos aumentou expressivamente.  Assim, o cenário atual da suinocultura remete a preocupações quanto ao bem-estar animal, matrizes hiperprolíficas e produção ecologicamente correta. Estes temas certamente serão alvo de atenção em 2020” disse Fernanda Almeida.

O congresso, que terá como tema “Knowing the challenges to increase profitability”, ou “Conhecendo os desafios para aumentar a rentabilidade, vai discutir assuntos pertinentes para a suinocultura como enfermidades emergentes, sanidade, nutrição, reprodução, sustentabilidade, segurança alimentar, bem-estar animal, abrangendo os principais desafios da indústria suinícola global  e reúne no comitê organizador profissionais que atuam em universidades, pesquisadores, técnicos da indústria brasileira.

A comissão organizadora do IPVS 2020, presidida pela Prof. Fernanda Almeida, terá também a colaboração do Prof. Roberto Guedes como vice-presidente, da Dra. Izabel Muniz na pasta das Finanças, do Dr. Amilton Ferreira, na pasta Comercial, e da Dra. Lauren Ventura, na pasta Social. “O apoio recebido da ABRAVES foi de grande importância para a conquista do IPVS 2020. Desta forma, a ideia é ter membros das regionais no comitê organizador” menciona Fernanda Almeida.

Sobre o desafio de organizar um evento mundial no Brasil, Fernanda Almeida revela: “A realização de um evento deste porte nos exigirá muito trabalho e dedicação. Estamos nos cercando de profissionais altamente competentes e experientes, não apenas no planejamento de eventos deste porte, mas também na gestão de tantos contratos. O tempo que ainda nos separa da realização do IPVS 2020 permitirá um planejamento ainda mais detalhado e eficiente, bem como negociação favorável com patrocinadores e fornecedores a fim de realizarmos um evento inesquecível, não apenas no âmbito científico, mas também no social”.

O lançamento oficial do site do IPVS 2020 – 26th Edition of the International Pig Veterinary Society Congress será feito durante o IPVS 2018 na China.

Fonte: Assessoria de Imprensa