Representantes do Comitê de Biosseguridade do 26o Congresso da IPVS – International Pig Veterinary Society, Fernanda Almeida, Lia Coswig e Luís Guilherme de Oliveira, se reuniram no último dia 12 de junho com o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, Dr. Ricardo Gouvêa, e com o representante do Sindicarne-SC (Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina) Dr. Jorge Luiz de Lima. Ficou estabelecido que tanto a Secretaria de Estado quanto o Sindicarne-SC irão acompanhar os trabalhos realizados pelo comitê de biosseguridade do IPVS2020 na elaboração de medidas de biosseguridade com o objetivo de mitigar o risco da entrada de patógenos importantes para o plantel brasileiro antes, durante e após o evento, que será realizado entre os dias 2 e 5 de junho do próximo ano em Florianópolis-SC.

A professora da Universidade Federal de Minas Gerais e atual presidente da associação internacional IPVS, Prof. Dra. Fernanda Almeida, destacou a importância desta grande união de líderes da suinocultura brasileira para a realização de um evento de ponta e seguro do ponto de vista sanitário: “Biosseguridade é uma responsabilidade compartilhada e o setor tem que caminhar junto. É o momento de se discutir biosseguridade a nível nacional e estabelecer normas de segurança ainda mais restritivas e eficazes que as atuais”. “Santa Catarina terá a oportunidade de, mais uma vez, se destacar no cenário nacional e ser o primeiro estado brasileiro a estabelecer tais regras”, anunciou o Prof. Dr. Luís Guilherme de Oliveira da UNESP – Campus de Jaboticabal.

O Comitê de Biosseguridade já iniciou um trabalho de levantamento das vulnerabilidades do país e de setores de maior risco. “A orientação é que não ocorram visitas não apenas a granjas de suínos, mas em qualquer propriedade rural do país, assim como fábricas de ração e frigoríficos. Cabe a nós não medir esforços para a proteção do nosso status sanitário diferenciado, que é o maior patrimônio do agronegócio brasileiro. No entanto, é preciso que cada um faça a sua parte, proibindo qualquer tipo de visitação”, salienta a Dra. Lia Coswig.

Este trabalho tem a contribuição de representantes da CIDASC (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina),  SFA-SC (Superintendência Federal de Agricultura em Santa Catarina) e Departamento de Saúde Animal (DSA/SDA/MAPA),  Embrapa Suínos e Aves, BRF e de conceituadas universidades, como Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), UNESP – Campus de Jaboticabal, Universidades de Minnesota e Iowa (Estados Unidos) e Universidade de Ghent (Bélgica).

O 26o Congresso da IPVS – International Pig Veterinary Society é organizado pela ABRAVES – Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos. Outras informações sobre o evento estão disponíveis no site www.ipvs2020.com, ou podem ser obtidas pelo e-mail ipvs2020@ipvs2020.com.

Serviço:
26o Congresso da IPVS
Data: De 2 a 5 de junho de 2020
Local: Centro de Convenções de Florianópolis – CentroSul
Endereço: Av. Gustavo Richard, 850, Centro, Florianópolis, SC
Informações: www.ipvs2020.com
E-mail: ipvs2020@ipvs2020.com
Telefones: +55 31 3360-3663 e +55 31 98858-0902


Fonte:
Assessoria de Imprensa/Márcia Midori