Sempre com salas lotadas, o 25º Congresso Internacional da Sociedade de Veterinários Especialistas em Suínos (IPVS 2018) em Chongqing, na China, focou em discussões ligadas à enfermidades virais e controle de doenças que afetam a produção local de suínos. O suino.com acompanhou todo o evento no país asiático e reuniu os principais momentos em fb.com/suinocom.

Um dos destaques do evento, que começou na segunda-feira, 11, e terminou nesta quinta-feira, 14, foi o Simpósio de Virologia e Doenças Virais, que apresentou as últimas novidades em Imunologia e Resistência Genética. O encontro discutiu ainda Saúde Pública Veterinária e Segurança Alimentar, Bacteriologia e Doenças Bacterianas, Nutrição e Gestão de Saúde de Rebanhos.

Outro simpósio que integrou a programação geral do IPVS foi voltado ao vírus da Síndrome Reprodutiva e Respiratória Suína (PRRS), que levantou debates sobre coinfecção por Haemophilus parasuis, que aumenta as respostas inflamatórias; virulência e imunidade na infecção por PRRS e vírus emergentes e zoonóticos em suínos, como o da hepatite E suína.

Nutrição e Sanidade

No segmento de Nutrição, o destaque foi a modulação da sanidade através de nutrientes para otimizar o desempenho reprodutivo de porcas na produção suína moderna. Nesta mesma sessão, foram apresentados estudos sobre técnica para monitorar a eficácia do aditivo alimentar baseado em plantas no controle de infecções por Lawsonia intracellularis em suínos e a suplementação com ácidos orgânicos, mostrando diferentes efeitos no desempenho de crescimento, morfologia intestinal e microbiota de leitões desmamados alimentados com dietas altamente ou menos digeríveis.

Sobre Sanidade, foi abordada a concepção de novas vacinas contra o vírus da Síndrome Reprodutiva e Respiratória Suína (PRRS) e como melhorar o bem-estar dos suínos e enfrentar os desafios emergentes.

Entre as novidades, foi apresentado um método inovador e simples para detectar Escherichia coli verotoxigênica (VTEC), combinando o fluido oral de suínos e a tecnologia FTA® em um ensaio qPCR.

O IPVS 2018 ainda apresentou os desafios atuais da prevenção e controle do circovírus suíno 2 e efeitos de probióticos em suínos nas respostas do hospedeiro e na composição da microbiota, além de seu papel na prevenção de infecções por Escherichia coli.

>>> Outras notícias sobre o IPVS

Fonte: suino.com