A redução do corte da cauda em suínos está na agenda da primeira estratégia abrangente de bem-estar animal da Irlanda.

Adotando uma abordagem “Uma saúde, um bem-estar”, a estratégia reconhece as fortes interconexões e interdependências entre a saúde humana, animal e ambiental e é sustentada por cinco princípios orientadores; trabalhando em parceria, ciência e formulação de políticas baseadas em evidências, melhorando a educação e o conhecimento, avaliação e avaliação consistentes e um sistema regulatório eficaz.

O Ministro da Agricultura, Alimentação e Marinha, Charlie McConalogue TD também anunciou que, em uma recente alteração ao Programa de Desenvolvimento Rural da Irlanda, o teto de investimento disponível no Programa de Investimento em Suínos e Aves (entre as sete medidas de investimento de capital disponíveis no Programa de Modernização Agrícola Alvo (TAMS II)), é aumentado de € 80.000 para € 200.000 e incluirá algumas condicionalidades adicionais de bem-estar animal. Prevê-se que esse teto aumentado estará disponível na próxima tranche do TAMS II.

Outras ações no âmbito da Estratégia incluem uma ênfase renovada em indicadores baseados em animais para avaliar os padrões de bem-estar e reduzir a prevalência de corte da cauda em suínos.

Fonte: 333