suino samara

Doenças emergentes na suinocultura mundial aliadas a tensão comercial entre os Estados Unidos e outros países, especialmente a China, têm formado o cenário mais favorável para a exportação de carne suína brasileira dos últimos anos. Diante deste quadro, o status sanitário privilegiado do nosso plantel passa a ser o nosso maior patrimônio para aproveitar esta oportunidade, defendeu o médico veterinário e diretor da Abraves – Regional São Paulo (Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos), Amilton Silva.

“A suinocultura brasileira precisa estar preparada do ponto de vista sanitário e proteger o seu plantel para ampliar nossas exportações”, disse o especialista lembrando que o Brasil se consolidou como o quarto maior produtor de carne suína do mundo, com 3,3 milhões de toneladas produzidas anualmente. Deste total, 600 mil toneladas são exportadas para 70 países.

Diante deste quadro, o IV Encontro Técnico Abraves – Regional São Paulo vai reunir amanhã, dia 10 de setembro, no auditório do IZ (Instituto de Zootecnia), em Nova Odessa, especialistas de renome internacional para debater estratégias para ampliar a nossa capacidade de prevenção e controle de doenças com a finalidade de blindar o nosso plantel, além de discutir se o Brasil está preparado para se proteger de doenças exóticas que vem ocorrendo em outras regiões, como a Peste Suína Africana (PSA) na Ásia e Europa, a Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suínos (PRRS) em vários países e Diarreia Epidêmica Suína (PEDv), por exemplo.

Ferramentas de prevenção e controle de enfermidades, estudo de casos em outros países e a situação atual dos nossos programas sanitários serão alguns dos temas debatidos durante o encontro, que deve reunir cerca de 200 participantes, entre médicos veterinários, zootecnistas, produtores, empresários, pesquisadores e profissionais das principais empresas da cadeia produtiva. O objetivo é promover um debate amplo sobre o quadro atual do plantel brasileiro e as melhores estratégias para proteger o nosso rebanho, além de medidas de controle.

Outras informações sobre o IV Encontro Técnico da Abraves – Regional São Paulo estão disponíveis no site do evento (http://abravessp.com.br), ou através do e-mail abraves.sp@hotmail.com.

Apoio
O encontro também tem o apoio institucional da APCS (Associação Paulista de Criadores de Suínos) e da ACSURS (Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul), além de parceria de divulgação com algumas das principais mídias do agronegócio brasileiro, como portal Suino.com, revista AgroRevenda, revista Feed&Food e jornal O Presente Rural.

Serviço:
IV Encontro Técnico Regional Abraves SP
Data: 10 de setembro de 2019
Horário: das 7h30 às 17h30
Local: Auditório do Instituto de Zootecnia (IZ/Apta) – Nova Odessa, SP
Endereço: Rua Heitor Penteado, 56, Centro, Nova Odessa, SP
Informações: http://abravessp.com.br
E-mail: abraves.sp@hotmail.com

Fonte: Assessoria de Imprensa/Márcia Midori