Pela primeira vez em 26 anos, um surto de peste suína clássica foi encontrado no Japão. A presença da doença viral foi confirmada pelo Ministério da Agricultura japonês no dia 09 de setembro. A informação foi divulga pelo site Pig Progress.

Como resultado, o país suspendeu as exportações de carne suína. O vírus apareceu em uma fazenda na cidade de Gifu, no centro do Japão. Os primeiros exames foram realizados no dia 3 de setembro.

Segundo o site Channel News Asia, as autoridades japonesas abateram 610 animais depois que 80 porcos morreram. Dentro de 24 horas, a fazenda também foi desinfetada. O site acrescentou que o Japão vendeu cerca de US$ 9 milhões em carne suína in natura para mercados externos em 2017. Até agora, não se sabe como o vírus pode ter entrado no país.

Último surto conhecido foi em 1992

O último surto conhecido de peste suína ​​clássica no Japão ocorreu em 1992 na localidade de Kumamoto, distante 800km ao sudoeste de Gifu. Desde então, o Japão tem trabalhado arduamente para conseguir um status livre da peste suína. O país deixou de vacinar seu rebanho a partir de 2000 e recebeu o status da OIE “livre de FCS” em 2007.

A peste suína clássica, embora parcialmente idêntica em nome e sinais clínicos à peste suína africana, é causada por um vírus completamente diferente do seu homônimo, que atualmente estão surgindo a cada dia novos casos na China.

Leia a notícia original

Equipe Suino.com