A Dinâmica Agropecuária – Dinapec, edição 2019, foi lançada na última sexta-feira (07) na sede do Sistema Famasul em Campo Grande (MS), com a presença da imprensa e representantes de instituições. A feira acontece, anualmente, na vitrine tecnológica da Embrapa e recebe produtores, técnicos e estudantes para roteiros e oficinas, gratuitamente.

Superintendente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Rogério Beretta, desperta a característica agregadora do evento, ao reunir parceiros e diversas Unidades da Embrapa com seus produtos, ampliando o leque de oportunidades para o produtor sul-mato-grossense. A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) representam a Semagro durante a feira.

“Para um estado com perfil, essencialmente, agropecuário, eventos como a Dinapec fortalecem e trazem sustentabilidade à economia estadual, a partir da transferência de tecnologias”, afirma Beretta. O superintendente destacou ainda a parceria do Estado com a Embrapa em projetos, como os Programas Mais Precoce e Carne Sustentável do Pantanal, e conta que a premissa sustentabilidade já é levada a outras propostas de incentivos do governo.

Os sistemas de produção sustentáveis do Pantanal estarão presentes na Dinapec e de acordo com Jorge Lara, chefe-geral da Embrapa Pantanal (Corumbá, MS), a Unidade apresentará também novidades sobre reprodução animal e tecnologia que relacionam a atividade pecuária com a legislação de uso das terras pantaneiras.

“É no Pantanal onde está a maior concentração de bezerros – depois, lá no Planalto, eles serão terminados para a produção de carne. Para se pensar em uma cadeia de produção de carne bovina é preciso pensar no Pantanal. É a ponta da cadeia. Por meio da integração de nossos trabalhos, atingiremos o público-alvo, como produtores e técnicos, durante a Dinapec”, frisa Lara.

Chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados (MS), Guilherme Asmus reforça o caráter aglutinador da Dinâmica ao reunir o que há de tendências e novidades para diversos Biomas brasileiros e cadeias produtivas. Além disso, o tema sustentabilidade de 2019 pode até soar repetitivo, entretanto, segundo ele, “a sustentabilidade é a chave para a agropecuária nacional”. A Unidade de Dourados, ao lado da Agraer-MS, mobiliza e prepara roteiros tecnológicos voltados para os agricultores familiares do Estado.

Parceira da Embrapa na realização, o presidente da Famasul, Maurício Saito, afirma que a Dinapec se consolida como uma vitrine de resultados da comunidade científica. “Temos uma demanda de produção de alimentos que não vai cessar, muito pelo contrário, todas nossas indicações apontam para uma necessidade de entrega de alimentos cada vez maior. E com isso, pensamos também na sustentabilidade para que essa entrega aconteça de maneira consolidada”.

Entre as autoridades presentes estavam a chefe de divisão da Educação Sanitária da Iagro, Terezinha Clea Feldems; o segundo diretor-financeiro do CREA/MS, Jânio Fagundes Borges; o vice-presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi; o diretor do Conselho Administrativo da Fundapam, Ubirajara Fontoura; o superintendente da Conab, Nilson Azevedo Marques; o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira Borges; e o reitor da Instituto Federal de MS, Luiz Simão.

Ano 2019
“Soluções para o Agro Sustentável”, é assim que o evento se apresentará no próximo ano, pois “mais do que lidar isoladamente com fatores ligados à nutrição, genética, sanidade e manejo, o setor tem buscado uma abordagem holística, principalmente, na tentativa de se reduzir as emissões de dióxido de carbono e outros gases causadores do efeito estufa”, comenta Ronney Mamede, chefe-geral interino da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS).

O protocolo “Carne Carbono Neutro”, Sistemas em integração lavoura-pecuária e lavoura-pecuária-floresta, Programa Geneplus, Boas Práticas Agropecuárias-BPA, Manejo e cultivares forrageiras e Programa + Precoce são algumas propostas voltadas à temática e confirmadas na programação.

Segundo Mamede, a expectativa é que 4 mil pessoas visitem a vitrine, que reunirá 11 roteiros e 13 oficinas, bem como, painéis de debate e a 3a edição da Dinapec Kids para estudantes do Ensino Fundamental, uma ação do Programa Embrapa Escola.

Legenda da foto: Superintendente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Rogério Beretta, durante evento de lançamento. – Foto: Rodrigo Alva

Fonte: Embrapa Gado de Corte