Os líderes da Irlanda, França, Polônia e Bélgica redigiram carta conjunta ao Presidente da Comissão da União Europeia, Jean-Claude Juncker, expressando sua “profunda preocupação” com relação ao Mercosul e seu potencial em seus negócios e indústrias agrícolas. A informação é do site Global Meat News.

Na carta enviada no início desta semana, os líderes advertiram que as cotas de carne bovina atribuídas ao Mercosul pela União Europeia terão um impacto negativo nos mercados do bloco. A expectativa é de que o acordo com o Mercosul seja aprovado no final de junho.

Na carta, os líderes salientam que “as cotas de importação de carne bovina atualmente em negociação podem ameaçar esse frágil setor nos países europeus, particularmente devido ao impacto potencialmente dramático e negativo do Brexit nos mercados da União Europeia”. Eles acreditam que este e outros acordos em negociação podem desestabilizar a produção e o setor agrícola local.

O documenta salienta ainda que a União Europeia deve “proteger a economia agrícola do bloco”, além de garantir produtos de qualidade. As medidas incluem as cotas mencionadas para carne bovina, aves, carne suína, açúcar e etanol.

Os europeus levantam preocupações relativas ao cumprimento das normas sanitárias, fitossanitárias, de bem-estar animal e ambientais em condições de produção justas para todos os produtos vendidos na União Europeia e, em particular, para carne de qualidade.

Fonte: Global Meat News