A Marfrig Global Foods (B3:MRFG3), uma das maiores companhias globais de alimentos à base de proteína animal, apresentou hoje à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seu resultado fiscal do terceiro trimestre de 2017.

No período, a companhia – formada pelas divisões de negócios Beef e Keystone – registrou melhoria nos seus indicadores financeiros. A receita líquida total atingiu 4,8 bilhões de reais, um crescimento de 11% em relação ao terceiro trimestre de 2016. O lucro bruto consolidado foi de 628 milhões de reais – 29% superior ao registrado no ano anterior. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) ajustado do trimestre chegou a 490 milhões de reais, um crescimento – em bases anuais – de 41%. A alavancagem, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda ajustado dos ultimos 12 meses e também pelo Ebitda ajustado do trimestre anualizado, caiu para 4,36x e 3,59x respectivamente.

O avanço nos resultados ocorreu nas duas divisões de negócios da Marfrig Global Foods.

Divisão Beef – Execução Eficiente da Estratégia de Expansão

Na Divisão Beef, é fruto da execução eficiente da estratégia de antecipar e acelerar a expansão da capacidade de produção. Graças ao aumento da oferta de bovinos e ao aquecimento dos mercados doméstico e internacional – a companhia reabriu unidades que haviam sido temporariamente desativadas, conforme comunicados anteriores. Com isso, a Marfrig voltou aos patamares de produção registrados em 2014. Ao final do terceiro trimestre, o volume de abates atingiu 250.000 cabeças por mês.

A Divisão Beef registrou uma receita líquida de 2,6 bilhões de reais no terceiro trimestre deste ano – crescimento de 22% em relação ao mesmo período de 2016. No comparativo anual houve crescimento nas exportações e no mercado interno na categoria “carne in natura”: 98% de expansão nas exportações e crescimento de 5,5% no mercado interno.

O aumento da produção no trimestre ocorreu sem que houvesse elevação das despesas. As despesas com vendas, gerais e administrativas no período foram de 195 milhões de reais – uma redução de 8 milhões de reais em relação ao terceiro trimestre de 2016.

“A conjunção de aumento da produção e volume de vendas demonstra a eficiência e eficácia da execução da estratégia traçada”, diz Martin Secco, CEO da Marfrig Global Foods. “O crescimento da produção, no nosso caso, foi acompanhado de diluição dos custos e aumento de margens.” Entre o terceiro trimestre de 2016 e o terceiro trimestre deste ano, a margem do Ebitda ajustado da divisão Beef passou de 7% para 9,5%.

Divisão Keystone – Performance Consistente e Novo Ebitda Recorde

A Divisão Keystone, uma das maiores companhias globais de alimentos processados à base de proteína animal e fornecedora das principais redes internacionais de fast-food e foodservice, registrou mais um trimestre de resultados ascendentes. O Ebitda ajustado bateu recorde pela terceira vez consecutiva, atingindo 77 milhões de dólares (244 milhões de reais), um aumento de 25% em relação ao mesmo período de 2016.

No período, a receita líquida da Keystone foi de 2,3 bilhões de reais – equivalente a 47% do faturamento total líquido da Marfrig Global Foods. O crescimento anual – na comparação trimestre a trimestre – foi de 4%, impulsionado principalmente pelos mercados da APMEA – Ásia, Pacífico, Oriente Médio e África –, cuja expansão dos volumes chegou a 17%.

O setor de non-commercial foodservice, representado por escolas, hospitais e serviços de alimentação em massa, tem criado grandes oportunidades de expansão dos negócios na China. Dessa forma, a companhia se consolida como fornecedor estratégico de alguns dos maiores clientes globais do setor de alimentação.

Graças à eficiência na operação associada ao seu modelo de negócio focado em valor agregado, o lucro bruto no terceiro trimestre deste ano atingiu 248 milhões de reais, crescimento de 28% em relação ao mesmo período de 2016.

Investimentos nas Duas Divisões

A Marfrig investiu 281 milhões de reais neste terceiro trimestre, de um total de 577 milhões de reais aportados pela companhia nos primeiros nove meses do ano. Os principais focos de investimento foram o aumento da capacidade de produção da Keystone, com a inauguração de nova fábrica na Tailândia e expansão de linha de produtos de valor agregado na Malásia, e a reabertura de unidades de abate no Brasil, realizada pela divisão Beef.

Marfrig Global Foods

A Marfrig Global Foods é uma das maiores companhias de alimentos à base de proteína animal do mundo. Formada pelas divisões Beef e Keystone, tem unidades produtivas, comerciais e de distribuição instaladas em 12 países. É uma das empresas brasileiras de alimentos mais internacionalizadas e diversificadas. Seus produtos, vendidos para grandes cadeias de restaurantes e supermercados, chegam diariamente à mesa de milhões de consumidores em aproximadamente 100 países.

Sobre a divisão Keystone

Com operações na América do Norte e na Ásia-Pacífico, a Keystone é uma das empresas líderes globais na produção de alimentos processados de origem animal. Fundada em 1960 como um negócio familiar no estado da Pensilvânia, a Keystone ganhou escala ao investir na pesquisa e no desenvolvimento de produtos inovadores para a indústria alimentícia, tornando-se fornecedora de algumas das maiores cadeias de fast food globais.

Sobre a divisão Beef

A divisão Beef da Marfrig Global Foods é uma das maiores produtoras de carne bovina do mundo, com operações na América do Sul. Seus produtos são reconhecidos mundialmente pela qualidade premium, reflexo de um modelo de produção que respeita aspectos legais, ambientais e de bem-estar animal. A divisão Beef é parceira de diversas associações de pecuaristas, com as quais dissemina informações e promove iniciativas para estimular a melhoria de rebanhos em todas as regiões nas quais atua, o que resulta em produtos mais seguros para milhões de consumidores.

Assessoria de Imprensa