Os mapas mostram umidade do ar entre 20% e 30% no MS, SP e MG

Segundo as previsões mais recentes da Climatempo, a massa de ar seco e frio vai ganhar intensidade no centro-sul do Brasil durante o fim de semana. De acordo com a consultoria, apesar de inibir a formação de nuvens, este sistema vai ajudar a deixar as temperaturas mais baixas em toda a Região Sul, no Estado de São Paulo, parte da Região Centro-oeste e em áreas de Minas Gerais.

“A previsão é de madrugadas mais frias nos trechos de serra do sul do país, na Serra da Mantiqueira em São Paulo e Minas Gerais e também na Região Serrana do Rio de Janeiro”, complementa a Climatempo.

A previsão da consultoria alerta ainda para o declínio da umidade relativa no ar nas horas mais quentes do dia no interior de São Paulo, norte de Minas Gerais e em parte do Mato Grosso do Sul. Os mapas mostram umidade do ar entre 20% e 30%, consequência da falta de chuva.

As temperaturas já foram mais baixas nos últimos dias, mas os modelos meteorológicos mostram a entrada dessa nova massa vai promover um declínio ainda mais expressivo nas temperaturas. De acordo com o modelo de previsão de temperatura do ar, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas podem recuar mais de 10ºC no Rio Grande do Sul a partir do dia 7. A tendência é que o sistema avance pela faixa oeste do Brasil, derrubando as temperaturas em vários Estados.

O modelo Cosmo, do Inmet, também mantém o tempo seco em boa parte do país nos próximos dias. De acordo com a última atualização, são esperadas chuvas apenas para o norte do Mato Grosso, áreas de Goiás, Bahia, Tocantins e Maranhão. É importante lembrar que as chuvas acontecem de forma irregular e com volumes baixos, condições características da estação.

Fonte: Notícias Agrícolas com adaptações Suino.com