Suíno.com ouviu a opinião de quem participou do X SBSS – O médico veterinário Luis Rangel – Gerente de Vendas da APC destacou a qualidade do programa científico do X Simpósio Brasil Sul de Suinocultura “A comissão científica do X SBSS fez um trabalho primoroso e me chamou a atenção da palestra do Dr. Marc Decoux, que trouxe a visão europeia de produção de porcas hiperprolíficas em sua palestra – “Como produtores europeus produzem mais de 40 leitões/porca/ano”, destacando que é necessário cuidar e alimentar esses leitões da melhor forma. Sem dúvidas a APC pode colaborar na criação desses leitões, no suprimento de plasma para as porcas em lactação, contribuindo na produção de leite e saúde das porcas e dos seus leitões durante a lactação/ amamentação. Além disso, podemos colaborar fornecendo plasma nas rações de creche. Alguns autores consideram o plasma spray dried um ingrediente essencial nessa etapa da vida dos leitões”.

Rangel destaca ainda a para palestra do Dr. Luiz Felipe Caron na palestra – Construindo a resposta imune para obter o melhor desempenho: quem é o suíno? “O prof. Caron falou muito de saúde, imunidade e mais uma vez o plasma spray dried (AP 920 plasma nanofiltrado da APC) pode, de acordo com literatura científica publicada, através da funcionalidade das suas proteínas melhorar a função de barreira do intestino e reduzir processos inflamatórios. Dessa forma os animais irão produzir mais carne, tendo em vista que vão gastar menos nutrientes com a manutenção do sistema imune”.

Rangel destacou palestra da Dra. Marisa, da UFRGS e da Dra. Djane da Integral “Dra. Marisa dando um foco global e sumarizando de forma muito inteligente e efetiva toda a problemática mundial, tanto nos Estados Unidos, Europa e Brasil da restrição de uso de antibióticos melhoradores de desempenho e também da interface da produção animal com a resistência em humanos e animais, muito interessante, muito técnica a palestra, dando uma luz bastante efetiva sobre essa situação. Cabe a nós, como técnicos, atuarmos de uma forma prática, como abordado pela Dra. Djane, ambas palestras com um sincronismo muito bom”.

“O Plasma pode contribuir também como uma das ferramentas para redução de uso de antibióticos, uma vez que melhora a saúde dos indivíduos e dos rebanhos por consequência. Sabe-se que tem um efeito na função de barreira da mucosa intestinal e quando os animais são desafiados apresentam menos processos inflamatórios e quando necessário a resposta imune é mais efetiva. Alguns trabalhos demonstram que ocorrem redução de processos inflamatórios de forma sistêmica no trato digestório, respiratório e reprodutivo quando o plasma é adicionado na dieta. Isso permite que mais nutrientes sejam direcionados para produção de carne, leite e reprodução e não sejam desperdiçados com resposta a desafios”, explica Rangel.

Com o plasma spray dried nanofiltrado (AP 920) nas dietas de creche os leitões apresentam menos mortalidade, maior ganho de peso e melhor conversão ao longo da sua vida, complementou.

Panty Assessoria para suino.com