Como as doenças transmitidas pelo ar afetam as granjas de suínos em todo o mundo, muitos produtores investiram em filtros de ar .
Como sua eficácia pode ser medida?
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Minnesota tem trabalhado muito para responder a essa pergunta. Liderada por Montserrat Torremorell, DVM, PhD, a equipe fez um esforço considerável para estabelecer o melhor método para detectar e extrair partículas de vírus capturadas em filtros nas granjas de suínos. Afinal, entender o que se passa na granja é a chave para melhorar os esforços de controle de doenças.

Confirmando cepas circulantes de vírus suínos
O estudo, financiado pelo Centro de Erradicação da Doença Suína, foi publicado no Journal of Aerosol Science revisado por pares. O estudo descobriu que a trituração usava filtros com nitrogênio líquido e o uso do solvente químico TRIzol para extrair o material genético viral e isso, além disso, permitia a confirmação de cepas de vírus circulantes presas em filtros em granjas onde os rebanhos não estavam infectados.

Isso levou a novos insights, já que a presença confirmada de partículas do vírus da Síndrome Reprodutiva e Respiratória Suína (PRRSv) e da influenza A (IAv) reflete uma provável evidência da disseminação do vírus nas partículas do ar entre os rebanhos.

No resumo da publicação científica, os autores escreveram que PRRSv foi detectado em 27% e IAv foi detectado em 66% dos filtros instalados entre dezembro de 2013 e dezembro de 2017. Eles escreveram: “Curiosamente, PRRSv também foi detectada em filtros usados ​​de granjas com status negativo para PRRSv no momento da remoção do filtro. A presença de PRRSv e IAv nos filtros usados ​​mostra evidência provável de disseminação de aerossol de rebanho para esses vírus.

PRRS e influenza: doenças com alto custo
Doenças transmitidas pelo ar, como a PRRSv e IAv, representam grandes desafios para os criadores de suínos em todo o mundo, custando à indústria centenas de milhões de dólares por ano. A remoção e caracterização de partículas de vírus presas em filtros é um passo para uma melhor compreensão da eficácia dos filtros de ar nas granjas. Mais pesquisas, no entanto, precisam ser realizadas antes que essa técnica possa ser aplicada. Os pesquisadores concluíram que os métodos derivados deste estudo “abrem caminhos para investigar mais a transmissão aérea e o risco de introdução do vírus nas granjas”.

*O artigo no Journal of Aerosol Science foi escrito por Jayaveeramuthu Nirmala, Gabriella Alves, Carles Vilalta, My Yang, Aaron Rendahl, Bernard Olson e Montserrat Torremorell, todos vinculados à Universidade de Minnesota, Minneapolis / St Paul, MN, Estados Unidos.

Tradução suino.com
Fonte: PigProgress