Há uma vertiginosa série de técnicas para tentar criar falsa proteína, seja cultivando carne em laboratório a partir de células-tronco ou formulando alimentos à base de plantas que imitam o sabor e a textura real. A informação é do Poultry World.

Uma coisa que a maioria dessas alternativas tem em comum, no entanto, é que elas ainda não estão comercialmente disponíveis. Muitas, com o tubo de ensaio, ainda não reduziram os custos de produção para torná-las viáveis. Outras têm o apoio de grandes nomes, mas ainda estão longe de lançar um produto.

Uma exceção é o Impossible Burger. Trata-se de um hambúrguer vegano que usa um componente abundante no tecido animal sintetizado a partir de células de plantas, para dar o sabor e textura da carne bovina.

A empresa por trás do Impossible Burger diz que o produto resultante usa 95% menos terras, 74% menos água e reduz as emissões de gases de efeito estufa em 87% quando comparado com a produção de carne bovina. Além disso, o produto é livre de colesterol.

Sabe-se que ainda são tendências, mas devem ser acompanhadas de perto pelos produtores de carne real.

>>> Leia a notícia completa (em inglês)

Tradução livre equipe Suino.com