A Rússia registrou aumento de suas exportações de carne ao longo de 2018 e este crescimento pode acelerar em 2019 com a recente abertura do mercado chinês para a carne de frango do país. A informação foi divulgada nesta semana pelo site Global Meat News.

De janeiro a agosto de 2018, a Rússia exportou US$ 261 milhões de carne e derivados, alta de 32,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. As exportações de carne de frango aumentaram 13%, para 126.000 toneladas. O valor total de carne de frango vendida fora da Rússia foi de US$ 127 milhões.

A Rússia exporta carne principalmente para a Ucrânia, o Cazaquistão e o Vietnã. De acordo com Anton Khokhlov, porta-voz do Centro de Exportação da Rússia, a carne de frango e subprodutos de aves têm o mais forte potencial de exportação entre todos os tipos de carne. Khokhlov também enfatizou que, durante a primeira metade de 2018, aves de corte russas exportados para Vietnã e Hong Kong foram reexportados para a China

A Rússia começará a exportar seus primeiros lotes de carne de frango diretamente para a China este ano, disse o Ministro Dmitry Patrushev em comunicado oficial publicado no dia 7 de novembro. Após anos de negociações, o acordo há muito esperado foi concluído.

A China é um mercado de prioridade máxima para os exportadores russos, por isso as autoridades locais provavelmente se engajarão para expandir mais o acesso de produtos agrícolas russos ao território chinês, acrescentou Patrushev. Todos os tipos de exportação de carne vermelha da Rússia para a China não são permitidos.

A China baniu as exportações de carne de frango da Rússia em 2005, depois de vários surtos de influenza aviária registrados no país. Sergey Yushin, presidente da Russian National Meat Association, admitiu que os problemas de biossegurança, incluindo IA e peste suína africana, impediram  a carne russa de ganhar acesso à China por um longo tempo.

 

Leia a notícia completa

Equipe Suino.com