Em 2018, o comércio global de frango de corte pode enfrentar seu maior abalo em décadas, com o Brasil suportando o impacto. O site Poultry World divulgou a notícia, no dia 29 de março, baseado em informações do Rabobank.

Enquanto a maioria das indústrias teve um bom desempenho nos primeiros três meses do ano, um cenário não muito positivo começa a se desenhar. A investigação da operação Carne Fraca no Brasil, incluindo restrições às importações de carne de frango pela União Europeia e um banimento pendente na Arábia Saudita, podem afetar tanto o Brasil quanto a União Europeia. As ameaças potenciais foram divulgadas no último relatório trimestral do Rabobank sobre o comércio avícola global.

O relatório também destaca as renegociações do NAFTA, que podem afetar o mercado de aves de corte na América do Norte e as investigações chinesas sobre o dumping de aves no Brasil com potencial para sacudir o fluxo do comércio global, afetando fortemente os preços no fim deste ano.

A situação no Brasil

Porém, o Brasil será o país mais afetado. As exportações de aves diminuíram quase 8% nos primeiros dois meses do ano e, nesse período, a Arábia Saudita, um importante importador, reduziu o volume de importações de carne bovina brasileira em 12%. A União Europeia – o quarto maior destino – diminuiu em 38% as importações de carne do Brasil. Houve alguns pontos positivos com a China, os Emirados Árabes Unidos, a África do Sul e o México aumentando suas importações.

Embora as autoridades brasileiras tenham feito o possível para esclarecer que a investigação da Polícia Federal em andamento está restrita a irregularidades ocorridas no passado, é possível que as exportações em geral possam ter um impacto negativo. Alguns frigoríficos brasileiros já foram auditados por vários importadores.

Preços de frango caem enquanto os preços dos alimentos sobem

Houve sinais de recuperação no mercado interno do Brasil, que deve continuar, mas o desempenho das exportações continua sendo crucial para os preços locais. Em fevereiro, os preços do frango no atacado foram 14% menores do que no mesmo período do ano passado, enquanto os preços dos alimentos foram 10% maiores, devido às expectativas de uma menor oferta de milho neste ano.

Diante desses fatores, a posição do Brasil no comércio global está sendo desafiada. O país é atualmente o maior exportador de carne de frango do mundo, com 35% de participação de mercado.

Tradução equipe Suino.com

Leia a notícia completa