O agronegócio brasileiro não parou durante a pandemia. Sua força para o País e para o mundo ficou ainda mais evidente nos números recordes de exportação neste ano. Esse tema estará em evidência no webinar “O mercado mundial da carne”, na sexta-feira (16), às 11 horas. O tema será abordado pelo presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (Abpa), Ricardo Santin, com mediação do jornalista Marcos Bedin. O bate-papo é promovido pela Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro) e a transmissão será ao vivo pelo canal oficial da Mercoagro no Youtube.

Em mais de seis décadas, a agroindústria brasileira vem desenvolvendo um produto de alta qualidade no mercado mundial. “Em meio à forte tempestade que vivenciamos em 2020, ficou provado, de forma incontestável, o valor do agro brasileiro para o país e para o mundo.  Por um lado, garantiu oferta de alimentos para os brasileiros, além de apoiar a segurança alimentar de nações nos cinco continentes.  Por outro, foi um dos raros setores que ampliaram a oferta de empregos em plena crise, como ocorreu com a avicultura e a suinocultura.  O Brasil é um país urbano, mas sua força maior está no campo”, enfatiza Santin.

O gerente do projeto Mercoagro, Nadir José Cervelin, assinala que o webinar trará um tema atual e de relevância para o público da feira, especialmente para expositores e futuros visitantes. “Além da exposição-feira em si, que apresenta inovações e novidades do mercado mundial da carne, a feira oferece uma extensa programação científica que constitui-se em oportunidade de obtenção e difusão de conhecimentos, transformando-se em um diferencial no aprimoramento de profissionais dos mais diversos setores. Agora, também disponibilizará uma série de webinars que possibilitarão disseminar conhecimentos, iniciando com a explanação do presidente da Abpa”.


SOBRE RICARDO SANTIN

Natural de Marau, Ricardo Santin é formado em Direito, especialista em Processo Civil e mestre em Ciências Políticas. Atuou como advogado e professor universitário. Entre 1994 e 1997, ocupou o cargo de chefe de gabinete da Companhia Nacional de Abastecimento. Em seguida, foi assessor do ministro Francisco Turra no Ministério da Agricultura, presidente do Conselho de Administração da Ceagesp e membro do Conselho de Administração da Ceasa-MG.

Voltou ao Rio Grande do Sul e, entre outras experiências, foi assessor no Banco Nacional de Desenvolvimento do Extremo Sul (Brde). A partir de 2008, passou a integrar a Associação Brasileira de Exportadores de Frango (Abef). No início acumulava as funções de diretor-executivo e diretor de mercado da instituição que veio a se transformar, anos depois, na Associação Brasileira de Proteína Animal (Abpa).

Santin teve participação decisiva nos avanços dos setores de aves e suínos nos últimos 12 anos. Como diretor de mercados e diretor-executivo da Abpa, visitou dezenas países em busca de novas oportunidades para as exportações brasileiras. Esteve à frente das ações internacionais e de mercado interno durante a gestão de Francisco Turra na associação. Ele liderou o setor durante a greve dos caminhoneiros, em 2018, e foi o idealizador da estratégia setorial de fortalecimento das exportações.

Ricardo Santin assumiu a presidência da Abpa no dia 19 de agosto. Ao lado de Turra, está há 12 anos na associação e nesse período adquiriu grande reconhecimento do setor e foi um dos grandes responsáveis pela conquista de novos mercados e crescimento no número de negócios. Ele acumula a função de presidente da Abpa com a vice-presidência do International Poultry Council (IPC) e, ainda, os cargos de presidente no Instituto Ovos Brasil e na Câmara Setorial de Aves e de Suínos do Ministério da Agricultura.


SOBRE A ABPA

A Abpa é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do País, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões. Sob a tutela da Abpa está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das quatro marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Pork.

Por meio de suas marcas setoriais, a Abpa promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos, de material genético, de carne de frangos e de suínos


MERCOAGRO

A 13ª Mercoagro está programada para o período de 16 a 19 de março de 2021, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC). Contará com 231 estandes, mais de 400 marcas representadas, entre 15 mil e 20 mil visitantes/compradores e previsão de negócios de US$ 200 milhões de dólares.

A feira é promovida e organizada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), com patrocínio da Aurora Alimentos, Brde, Unimed Chapecó e Sicredi, em parceria da Prefeitura de Chapecó. 
 
Fonte: Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic)