Ministério da Saúde vem aprimorando a forma de divulgação da situação nacional de enfrentamento à Covid-19. O novo modelo com informações sobre a doença abordará o cenário atual, com análise de casos e mortes por data de ocorrência e por região do País.

De acordo com a pasta, o uso da data de ocorrência (e não da data de registro) ajudará a formar um panorama mais realista do cenário nacional e favorecer a criação de medidas mais adequadas para enfrentamento da Covid-19, nos âmbitos regional e nacional.

Segundo o ministério, a divulgação por meio da plataforma interativa deverá ocorrer ainda nesta semana. “Nosso objetivo é divulgar os dados da Covid-19 em uma plataforma interativa. O novo modelo abordará o cenário atual e contará com a análise de casos e mortes por data de ocorrência”, ressaltou o secretário-executivo substituto do Ministério da Saúde, Élcio Franco, dutante coletiva no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (8).

Plataforma Interativa


O Ministério da Saúde está trabalhando com as informações produzidas pelas Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, de forma a ter um retrato mais aprimorado da situação epidemiológica da Covid-19 no Brasil, baseadas nos registros de óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) confirmados por Covid-19 (Sivep-Gripe).  

“Essa informação será compilada e divulgada uma vez por dia. Até as 18h pretendemos divulgar os dados se todos os estados conseguirem nos repassar até 16h”, esclareceu Franco.  Na plataforma interativa o usuário poderá ter uma noção dos números como um todo, será uma ferramenta regionalizada onde as pessoas terão a oportunidade de acompanhar os novos casos e óbitos. 

Este é o sistema oficial para registro de casos hospitalizados e óbitos por SRAG. Por meio deste sistema, a partir do registro oportuno e de qualidade, é possível analisar os óbitos por Covid-19 por diversos indicadores, como a data de início dos sintomas (quando a infecção ocorreu), data de ocorrência do óbito, data de hospitalização, fatores de risco associados, idade, sexo, data da coleta do exame, status do exame etc.

O Ministério disponibilizará às terças-feiras um boletim baseado na semana epidemiológica. Por convenção internacional as semanas epidemiológicas são contadas de domingo a sábado e servem como padrão para comparação de dados e acompanhamento da evolução da dinâmica de transmissão da doença.

Transparência

Hoje, em qualquer lugar do País, profissionais de saúde, gestores, imprensa e a população em geral podem verificar o cenário brasileiro da evolução da pandemia e todos os investimentos e repasses de recursos financeiros federais, destinados à preparação de estados e municípios para o enfrentamento à Covid-19, além dos reforços adicionais em pessoal de saúde contratado pela União e enviado às diferentes regiões.

O governo também informa sobre as distribuições de medicamentos, vacinas, ventiladores, equipamentos de proteção individual (EPI) realizadas, assim como todos os instrumentos publicados, como orientações, notas técnicas, portarias e boletins epidemiológicos. A interação deve aumentar com nova plataforma de dados.

Com informações do Ministério da Saúde

Fonte: Mapa