A ministra Tereza Cristina disse em uma live que espera que os bancos privados incentivem a produção sustentável no país. “Temos que dar algum bônus. Quem está produzindo dentro das leis ambientais teria que ter financiamento de quase zero de juro”, disse a ministra, colocando o Ministério da Agricultura à disposição para criar um programa neste sentido. 

Para a ministra, é preciso dar respaldo para que os produtores que estão na Amazônia tenham alguma vantagem para poder produzir de maneira sustentável. O Plano Safra 20/21 incentiva a sustentabilidade com diversos mecanismos como a promoção da bioeconomia, energia solar, biofábricas e bioinsumos. Ela destacou que espera maior participação dos bancos privados no financiamento agrícola, priorizando os recursos públicos para pequenos e médios produtores. 

“A gente fala muito do agro de sucesso, mas ainda temos uma faixa pequena de produtores que faz essa agricultura moderna. O grande desafio deste ministério é fazer com que o médio pequeno produtor, o pequeno produtor, o agricultor familiar, o assentado possam subir esses degraus de tecnologia através da assistência técnica”, enfatizou.

O Plano Safra 20/21 disponibiliza R$ 236,3 bilhões para apoiar a produção agropecuária nacional, um aumento de R$ 13,5 bilhões em relação ao plano anterior.
 

Fonte: Mapa