A multinacional Cargill firmou uma parceria de três anos com brasileiros pioneiros no movimento de gastronomia social. A informação foi divulgada pelo site Global Meat News. O movimento chamado Gastromotiva visa globalizar os esforços para alcançar desenvolvimento social e econômico.

Através desta parceria, a Cargill vai investir US$ 1,5 milhões para ampliar os esforços da Gastromotiva que, baseada em comunidades pobres, utiliza os alimentos para enfrentar as desigualdades sociais, melhorar a nutrição, reduzir o desperdício de comida, gerar empregos e crescimento econômico.

A parceria foi firmada pela Cargill com o sócio-fundador da organização, formada em 2006, o chefe de São Paulo David Hertz, que trabalha utilizando os alimentos para transformar as áreas mais desfavorecidas do Brasil. “Esta parceria reúne duas organizações focadas na mudança social e econômica através da alimentação”, disse o CEO da Cargill, David MacLennan.

O movimento social de gastronomia vai à comunidades pobres do Brasil, El Salvador, África do Sul e México, ensinando às comunidades locais como cozinhar. Esses irão treinar os demais, dando um pequeno impulso ao trabalho local.

“A Cargill e a Gastromotiva estão juntando forças para fazer algo muito maior, para acelerar um movimento que chegará às massas”, disse Hertz. “Ao treinar as pessoas a trabalhar como cozinheiros chefes, alimentando os necessitados e usando alimentos que, de outra forma seriam desperdiçados, geramos oportunidades através da capacitação para o trabalho”, complementou.

A parceria entre Cargill e a Gastromotiva foi anunciada durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, onde as pessoas mais poderosas do mundo se reuniram para discutir os problemas mais prementes enfrentados pelo planeta.

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Tradução livre equipe Suino.com
Foto: Gastromotiva