A Nestlé anunciou na quinta-feira (12) sua ambição de atingir emissão zero de gases de efeito estufa até 2050. A companhia adota o objetivo mais ambicioso do Acordo de Paris, de limitar o aumento da temperatura global em 1,5°C. Antecipando-se à Conferência sobre as Mudanças Climáticas, organizada pelo Secretário Geral das Nações Unidas neste mês, a Nestlé assinará o compromisso “Ambição das Empresas pela meta de 1,5°C”.

Com o anúncio, a Nestlé acelera seus esforços relacionados às mudanças climáticas, com base em mais de dez anos de trabalho para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Nos últimos quatro anos, a Nestlé alinhou seus objetivos com metas científicas para manter o aumento da temperatura abaixo de 2°C. A empresa está determinada a desempenhar um papel de liderança no combate às mudanças climáticas e, nos próximos dois anos, estabelecerá um plano com prazos, incluindo objetivos consistentes com a meta de 1,5°C. A Nestlé revisará seu progresso anualmente.

“A mudança climática é uma das maiores ameaças que enfrentamos como sociedade. É também um dos maiores riscos para o futuro de nossos negócios”, disse Mark Schneider, CEO da Nestlé. “Nosso tempo para evitar os piores efeitos do aquecimento global está acabando. É por isso que estamos estabelecendo uma ambição mais ousada de alcançar um futuro com emissão zero. Implantando os recursos globais e o know-how industrial da Nestlé, sabemos que podemos fazer uma diferença muito significativa. Nossa jornada para a emissão zero já começou há algum tempo. O que estamos fazendo agora é acelerar nossos esforços”, acrescentou.

Para alcançar sua ambição para 2050, algumas das ações específicas da companhia incluem:

Acelerar a transformação de seus produtos de acordo com as tendências e escolhas do consumidor. A Nestlé lançará mais produtos com melhor pegada ambiental e que contribuam para uma dieta equilibrada, o que inclui mais opções de alimentos e bebidas à base de vegetais. A Nestlé também procurará reformular seus produtos usando ingredientes mais ecológicos. A demanda dos consumidores por esses produtos está aumentando rapidamente, e a estratégia principal da Nestlé está alinhada com essa mudança. A empresa também está desenvolvendo materiais de embalagem alternativos.

Ampliar iniciativas na agricultura para absorver mais carbono. A Nestlé fortalecerá seus programas com os agricultores para recuperar a terra e limitar as emissões de gases de efeito estufa, por meio da gestão aprimorada de sua cadeia de suprimentos de laticínios. A companhia intensificará seus esforços para proteger as florestas, replantando árvores e melhorando a biodiversidade. Todas essas iniciativas ajudarão a construir comunidades agrícolas resilientes.

Usar energia elétrica 100% renovável nas fábricas, armazéns, logística e escritórios da Nestlé. Um terço das fábricas da Nestlé utiliza energia elétrica 100% renovável. A Nestlé continuará aumentando o uso de energia proveniente de fontes renováveis, o que permitirá que os fornecedores invistam em novas infraestruturas, como parques eólicos e solares.

Limitar o aquecimento global a 1,5°C requer mudanças transformacionais nas indústrias, governos e sociedade como um todo. A Nestlé continuará a defender políticas governamentais que façam com que todos os setores se mobilizem mais rapidamente em direção à meta de 1,5°C. Uma legislação de apoio pode ajudar a reduzir as barreiras à expansão dos mercados de energia renovável, incentivar a inovação nos setores agrícola e florestal para absorver mais carbono e estabelecer a variação de preços do carbono.

“Estamos transformando nossas operações para alinharmos nossos objetivos com a meta de 1,5°C e levar a uma grande mudança na maneira como nossos ingredientes são produzidos e adquiridos. Nossos fornecedores precisarão embarcar nessa jornada conosco. A tarefa é enorme, mas estamos determinados a fazer com que isso se realize”, afirmou Magdi Batato, vice-presidente Executivo e chefe de Operações da Nestlé.

A ambição da Nestlé para 2050 complementa seu trabalho contínuo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em toda a sua cadeia de valor. A empresa está tornando suas redes de distribuição e depósitos mais eficientes e otimizando suas rotas para reduzir o consumo de combustível e as emissões de carbono. Nos 100 principais centros de distribuição da empresa as emissões de gases de efeito estufa diminuíram quase 40% nos últimos quatro anos. A Nestlé intensificou suas atividades para assegurar o fornecimento responsável de suas matérias-primas e fez um progresso significativo em direção à sua meta de desmatamento zero. Desde 2014, a redução das emissões de gases de efeito estufa em toda a sua cadeia de valor é equivalente à retirada de 1,2 milhão de carros das ruas.

Sobre a Nestlé
É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 190 países e seus 308 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais, como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho.

O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça.

A empresa tem unidades industriais localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega 32 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

Fonte: Nestlé