No dia 13 de setembro, o Núcleo de Inovação Tecnológica para Agricultura Familiar (Nita), a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) – Vertical do Agronegócio e a Embrapa Suínos e Aves irão apresentar, em Concórdia, as perspectivas e desafios dessas cadeias produtivas para as empresas desenvolvedoras de tecnologias.

A missão técnica terá início às 9h30 e contará com a presença de representantes do Nita e da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Nita. Lembrando que as vagas são limitadas e o prazo encerra dia 06 de setembro.

Grande produtor de proteína animal, Santa Catarina tem 18 mil suinocultores e avicultores integrados às agroindústrias. As estimativas são de que o setor gere em torno de 60 mil empregos diretos em frigoríficos e indústrias da carne em Santa Catarina.

Suinocultura
Santa Catarina é o maior produtor e exportador de carne suína do Brasil. Em 2017, o estado produziu 980 mil toneladas de carne suína, sendo que 28,2% desse total foi destinado ao mercado internacional.

Devido a seu status sanitário diferenciado, Santa Catarina tem acesso exclusivo aos mercados mais exigentes do mundo, como Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão.

Avicultura
A carne de frango é o principal produto na pauta de exportações de Santa Catarina. O estado é o segundo maior produtor e exportador de carne de frango do Brasil. Em 2017, foram 2,1 milhões de toneladas produzidas e 46,2% foi destinado à exportação. A carne catarinense é vendida para mais de 120 países.

Fonte: Núcleo de Inovação Tecnológica para Agricultura Familiar (Nita)