A unidade de negócios da JBS nos Estados Unidos, Tolleson, realizou o recall de pouco mais de 3 mil toneladas de carne bovina de varejistas devido à suspeitas de contaminação por Salmonella Newport.

Os detalhes foram revelados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. O Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS), orientou a quem comprou os produtos a retornarem ao local de compra ou eliminá-los. A informação foi divulgada nesta semana pelo site Global Meat News.

Nos Estados Unidos, alguns varejistas listados no recall incluem Savemart, FoodMaxx, Lucky, Harveys e Winn Dixie. Os produtos infectados foram embalados entre 26 de julho e 7 de setembro de 2018.

O FSIS o alerta do possível surto em setembro, após 57 casos de doenças provocadas por Salmonella Newport serem relatados em 16 estados do pais entre 5 de agosto e 6 de setembro. A JBS Tollesen foi identificada como a principal fonte do surto após os investigadores verificarem os recibos e cupons de compras de oito dos 57 casos, permitindo a rastreabilidade dos produtos.

“O FSIS está preocupado de que alguns produtos possam estar congelados nos freezers dos consumidores. Orientamos para que esses produtos não sejam consumidos”, disse um porta-voz do FSIS.

De acordo com o FSIS, os sintomas de Salmonella Newport incluem cólicas abdominais e febre entre 12 e 72 horas após o consumo do produto contaminado. Os sintomas geralmente duram entre quatro e sete dias. A agência classicou o recall da JBS Tolleson como “Nível 1”, o que signica que há uma probabilidade razoável de que o uso do produto cause consequências sérias e adversas à saúde ou até mesmo a morte.

Outras empresas de carne sediadas nos Estados Unidos também realizaram recall de carne moída nas últimas semanas, incluindo a Cargill. A contaminação por E.coli resultou na morte de uma pessoa.

Equipe Suino.com

Leia a notícia original